Pesquisadoras, professoras e acadêmicos do curso de Artes da Unimontes, ligadas ao Projeto Arte na Escola/ Polo Unimontes, estão com uma instalação artística no hall do Prédio 2 (CCH). A instalação denominada “Vai e Vem” reflete a superficialidade das relações de convívio na atualidade, trazendo a crítica sobre o que vemos e o que percebemos no nosso ambiente de estudos, trabalho e convívio, e como não percebemos as pessoas à nossa volta.
De acordo com a coordenadora Dilma Klem, a instalação é uma tendência da arte contemporânea que tem o “conceito” como sua essência e provoca no expectador reflexões sobre os temas hodiernos.
“A instalação “Vai e Vem” convida as pessoas que por ela passa a dar uma pausa em sua trajetória, e por meio das frases e das imagens inusitadas imergir em pensamentos referentes a relação humana. Como tem sido nosso cotidiano e como enxergamos o outro? É uma obra interativa que dialoga à medida que é percebida e experimentada pelo expectador. Uma obra passageira, mas que se materializa na memória”
A instalação, que provoca a percepção de quem caminha pelo acesso ao prédio, é composta de iô-iôs pendurados por elástico no teto, que fazem alusão as idas e vindas do cotidiano. Compõem a instação acadêmicos, servidores, professores e prestadores de serviços da Unimontes.
Também estão contempladas na instalação trechos de músicas e poemas referentes ao tema do vai e vem da vida, a rapidez e fugacidade das relações.
O projeto conta com a participação dos acadêmicos e pesquisadores, Andry Márcia Lopes e Isabel Francine, que desenvolvem pesquisas com professores da rede pública com enfoque na arte contemporânea. A exposição permanece na entrada do prédio 2 até esta terça-feira (16/6).