A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), lança edital de vagas remanescentes dos programas de Residência em Área Profissional da Saúde, vinculado ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), no período letivo 2025-2027. A iniciativa destina-se a profissionais da saúde que participaram do processo seletivo unificado da edição 2024/2025 do Exame Nacional de Residência (Enare). São oferecidas gratuitamente duas vagas para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (PRMSC) com ênfase em Planejamento e Gestão em Saúde e Vigilância em Saúde. As inscrições para reopção de vagas serão feitas exclusivamente pela internet, com preenchimento do formulário online, disponível no link https://forms.gle/sTYnEjF8fr81aXhz9. O prazo vai de 24 a 27 de março.

As bolsas de educação pelo trabalho, a serem pagas aos residentes matriculados e frequentes nos programas de Residência serão integralmente custeadas pelo Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde (Pró-Residências). O valor atual da bolsa é de R$ 4.106,09, conforme Portaria Interministerial de 13 de outubro de 2021. O programa terá ensino em serviço realizado na Prefeitura de Lassance, Norte de Minas.

O processo seletivo será realizado em única etapa: publicação da classificação com a Lista de Notas obtidas no Enare, de caráter classificatório, e Inscrição de Solicitação de Reopção de Vagas.

As duas vagas serão ocupadas pelos candidatos que alcançarem maior pontuação no Cadastro de Reserva da Lista de Espera Nacional do Enare 2024/2025.

O processo seletivo simplificado de vagas remanescentes tem particularidade específica, visando ao ensino em serviço, e, portanto, não se destina a provimento de cargo ou emprego público. A aprovação e matrícula no Programa de Residência em Área Profissional da Saúde não caracteriza formação de vínculo estatutário ou empregatício com nenhuma das Instituições envolvidas.

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Planejamento e Gestão em Saúde e Vigilância em Saúde terá duração mínima de dois anos, com carga horária de 60 horas semanais, num total de 2.880 horas anuais e 5.760 horas no biênio. A carga horária, teórica e prática, será desenvolvida, portanto, durante a semana e nos fins de semana, em turnos diurnos e noturnos, conforme planejamento estabelecido no respectivo programa.

Relacionadas

Representantes da Unimontes serão homenageados com a Medalha da Inconfidência – cerimônia acontecerá em Ouro Preto
Hospital Universitário recebe secretário e procurador do município para debater melhorias nos serviços de saúde
Representantes da ETS do CEPT/Unimontes participam de oficina nacional para formação de tutores do SUS
Curso de Medicina da Unimontes é o melhor de Minas Gerais, aponta o Enade/2023
Unimontes tem 55 acadêmicos beneficiados pelo Pé de Meia Licenciaturas – Segunda chamada já está aberta
Editora Unimontes lança livro sobre humor e violência da ditadura militar, a partir de contos e crônicas de Veríssimo