A correria para dar conta dos compromissos o mesmo a ansiedade, distração e a preocupação têm como conseqüência, em alguns casos, a perda de documentos e bens pessoais. E isso ocorre também com integrantes da comunidade universitária. Por essa razão, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio da Diretoria de Documentação e Informações (DDI), criou o serviço de “Achados e Perdidos”.

Todos os documentos e objetos encontrados em salas de aula, biblioteca, auditórios, salas de reuniões, cantinas, laboratórios, áreas esportivas e outros espaços da Universidade são recolhidos e guardados em um local seguro, anexo à DDI, instalado no pavimento superior do prédio da Biblioteca Central Professor Antônio Jorge.

No local também estão guardados documentos e objetos esquecidos por pacientes e acompanhantes do Pronto Atendimento e de outros setores do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).

O serviço “Achados e Perdidos” foi criado há dois anos. Conforme o diretor da DDI, professor Jânio Marques Dias, atualmente, o setor conta com mais de 200 itens, entre documentos e objetos, que foram esquecidos nas unidades da Unimontes e que estão à disposição para serem devolvidos.

Há desde carteiras de identidade, cartões de débito/crédito, cartões do Programa Bolsa Família e carteiras de trabalho a títulos de eleitor, certidões de nascimento e até passaporte. Entre os objetos esquecidos estão carteiras, chaves (de casas e de veículos), óculos, cadernos e bolsas.

Para a efetividade completa do serviço, a DDI solicita a todos os freqüentadores e visitantes do Campus da Unimontes e do Hospital Universitário que perderam documentos ou objetos pessoais para que procurem a sede da diretoria. “A devolução dos documentos e objetos é feita rapidamente a seus donos, sem nenhuma burocracia, mas é importante frisar que a entrega só pode ser feita pessoalmente aos verdadeiros proprietários – mediante comprovação” observa o diretor da DDI.

As informações sobre o funcionamento do setor de achados e perdidos também estão disponíveis no site da Diretoria de Documentação e Informações.

Setor de “Achados e perdidos” da Unimontes
Onde funciona: Na Diretoria de Documentação e Informações (DDI), pavimento superior do prédio da Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, no campus-sede
Site: www.ddi.unimontes.br