Nesta quarta-feira (24/05), será realizada na Universidade Estadual de Montes Claros o I Fórum de Educação Especial da Unimontes. Na mesma data, serão comemorados os 61 anos de criação da universidade estadual, sucessora da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), instituída pela Lei Estadual 2.615, de 24 de maio de 1962.

O Fórum de Educação Especial da Unimontes terá como tema central “O Papel da Universidade na Inclusão dos Acadêmicos com Transtornos do Espectro Autista” e acontecerá na quadra 2 do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício, no campus-sede da instituição.

O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino da Unimontes, com o apoio das demais pró-reitorias da universidade e do Núcleo de Sociedade Inclusiva (Nusi). Conta ainda com a parceria do Grupo de Extensão e Pesquisa SAMTEA, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unimontes.

A abertura oficial está marcada para as 14 horas, com as presenças da pró-reitora de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello e Almeida, e outros integrantes da gestão superior da Universidade.

Conforme a pró-reitora de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello e Almeida, o Fórum de Fórum de Educação Especial marca o início de uma série de ações de um programa amplo de políticas inclusivas da Unimontes. “Começamos com o tema autismo, motivados por demandas da comunidade acadêmica. Trabalharemos ainda com etarismo, letramento racial, comunidade surda, identidade de gênero ao longo do tempo”, explica a pró-reitora.

“É Importante esse formato de fórum, no qual serão formados grupos, após as palestras, com encaminhamentos de questões pelos alunos, professores e servidores”, explica a professora Ivana Ferrante Rebello.

Ela salienta que a proposta da universidade é implementar ações efetivas para o acolhimento, acompanhamento e assistência aos alunos especiais. “São ações educativas e participativas que visam consolidar a inclusão social na Unimontes”, observa.

O Fórum de Educação Especial da Unimontes tem como público-alvo professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos. “Todos nós precisamos aprender sobre a inclusão, trabalhar com as diferenças e com as potencialidades de cada acadêmico”, enfatiza a pró-reitora de Ensino.

Compreendendo o Transtorno do Espectro Autista

A primeira palestra do fórum, marcada para as 14h30min, terá como tema “Compreendendo o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. A abordagem será feita pela fonoaudióloga Vanessa Saeger, que faz parte do grupo de pesquisa TEA – Conviver e do SAMTEA do PPGCS/Unimontes.

As atividades terão continuidade às 15 horas, com a palestra sobre as “Orientações metodológicas de práticas sob re o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com TEA”. A palestrante será Laura Bandeira, psicopedagoga, mestre em Ciências da Saúde que também faz parte do SAMTEA/PPGCS/Unimontes.

Às 15h30min, será realizada discussão plenária, com encaminhamento de questões da comunidade acadêmica para a mesa diretora dos trabalhos.

Editora Unimontes lança livro sobre Imunidade e COVID-19
Unimontes mostra atividades de extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Biblioteca Central da Unimontes recebe exposição bibliográfica “Cerpopular: educação popular, gênero e relações étnico-raciais”
Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq