A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) apresenta o seu potencial na área da investigação científica e inovação tecnológica em seu estande na 45ª Exposição Agropecuária Regional de Montes Claros (Expomontes), iniciada em 28 de junho e que prossegue até o próximo domingo (07/07). Além de projetos de pesquisas, a instituição apresenta exposições e livros e palestras que abordam temas relacionados ao melhoramento do sistema produtivo na região.
“Na Expomontes, a universidade mostra a sua capacidade instalada para fazer pesquisas voltadas para a solução de problemas regionais, especialmente, para os obstáculos relacionados à questão climática, à saúde, ao meio ambiente e outras áreas”, afirma o pró-reitor de Pesquisa da Unimontes, professor José Reinaldo Mendes Ruas.
A Unimontes conta com 55 grupos de pesquisa, 220 linhas de pesquisa e 246 projetos de investigação científica e tecnológica em andamento. Já soma oito patentes cadastradas e 18 registros de marcas, resultantes dos estudos e experimentos realizados por seus professores e pesquisadores. No ano de 2018, os professores, pesquisadores e alunos dos programas de mestrado e doutorado da Unimontes tiveram 559 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.
Durante a Expomontes, a instituição apresenta os seus resultados na área de pesquisa e também os trabalhos na iniciação científica por meio de vídeos da Coordenadoria de Iniciação Científica,juntamente com a Coordenadoria de Controle e Acompanhamento de Projetos. São apresentados relatos de experiência de acadêmicos ligados ao programa de iniciação científica e exibidos vídeos de projetos de pesquisa, além de serem disponibilizados folderes e panfletos.
Os visitantes do estande da Unimontes na Exposição Agropecuária podem assistir a palestras em slides sobre processos de melhoria da produção agrícola e superação das adversidades climáticas. Entre os assuntos abordados estão: “Diferimento Estratégico do uso do pasto. Você sabe como fazer?” e “Escolha do capim para o semiárido mineiro”, pelo professor Virgílio Mesquita Gomes; “A produção de bezerros de corte a partir de vacas leiteiras” e “Produção de Leite no semiárido”, pelo professor José Reinaldo Mendes Ruas.
PROGRAMAÇÃO VARIADA
O estande da Universidade conta com uma programação variada, que inclui projetos e apresentações culturais, ações da extensão e atividades dos diversos cursos de graduação e técnico-profissionalizantes da instituição.
Uma das atrações é o futebol de robôs com o Projeto de Robótica, do departamento de Ciências da Computação (cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Sistemas), nesta quinta-feira (04). Além disso, são promovidas atividades do Programa de Ginástica da Unimontes e a exposição do projeto “Conexões Visuais”.
Os cuidados para a garantia da boa saúde ganharam destaque nessa quarta-feira (3), quando acadêmicos da área da saúde prestaram esclarecimentos à população sobre a prevenção ao diabetes (Projeto Lambda) e de combate à dengue (Projeto Biotemas). Outra ação gratuita foi realizada pelo Projeto de Assistência Jurídica Itinerante (SAJ Itinerante), com atendimento jurídico gratuito.
A Universidade participa da Expomontes por meio de parceria com a Sociedade Rural de Montes Claros e com a Fundação de Apoio ao Ensino Superior do Norte de Minas (FADENOR). A proposta do estande é de aproximação entre a universidade e a comunidade, mostrando os serviços prestados à população.
A iniciativa conta com o apoio das pró-reitorias (Ensino, Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação, Planejamento, Gestão e Finanças), Diretoria de Bibliotecas, Diretoria de Documentação e Informações (DDI), Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), Editora Unimontes, Centro de Educação a Distância (CEAD), Museu Regional do Norte de Minas (MRNM) e outros setores da instituição.