A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizou, na tarde desta sexta-feira (15/1), a posse de mais 13 aprovados no concurso público de professor de educação superior. A solenidade foi realizada no Salão de Conselhos, do prédio da Reitoria (campus-sede), presidida pelo reitor, professor João dos Reis Canela. Entre outubro e dezembro últimos, a Unimontes já havia realizado –, conforme cronograma – três eventos para a posse da maioria dos aprovados em concurso, definidas a partir das nomeações do Governo do Estado e do ajustamento junto à representação docente da Universidade.

Os empossados nesta sexta-feira são professores que, nos atos anteriores de posse e exercício, apresentaram o termo de prorrogação – por motivos diversos. Pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), foi autorizada a nomeação de 454 aprovados no Concurso Público para Docente.

Leandro daLuzOriundo do município de São Gonçalo do Rio Preto (Vale do Jequitinhonha), Leandro da Luz Vieira é um destes novos professores. Egresso da própria Unimontes, ele assume titularidade no Departamento de Ciências Exatas na área de Matemática. “Terminei a graduação em 2013 e imediatamente parti para a titulação no mestrado acreditando na possibilidade de fazer um concurso. Felizmente, consegui ingressar onde tudo começou”, disse o docente, que é mestre em Análises, mesma área em que cursa o doutorado – ambos pela UFMG.

PASSO

O reitor da Unimontes, professor João Canela, ressaltou que a solenidade de posse é mais um passo para as novas situações funcionais dos docentes da Universidade. “Muda-se o perfil do vínculo, minimizando a instabilidade funcional em nosso corpo docente”. Ele lembrou que, antes do concurso, o corpo de professores apresentava um percentual de 70% em “situação flutuante” – designados ou efetivados.

Assinatura posse151

Reitor João Canela durante a assinatura dos termos de posse e exercício

Ao mesmo tempo, ressaltou a contribuição dos professores que até então faziam parte do quadro funcional da Unimontes. “A história não pode deixar de marcar a extraordinária participação de profissionais que contribuíram com o crescimento institucional”, completou o reitor.

Os pró-reitores e professores Roney Versiane Sindeaux (Planejamento, Gestão e Finanças) e João Felício Rodrigues Neto (Ensino) participaram da solenidade, que também contou com a presença do professor Antônio Dimas Rodrigues, diretor da Editora Unimontes e integrante do Comitê de Ética da Unimontes.

“Sejam bem-vindos e estejam prontos para fortalecer e articular a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, numa visão crítica e inovadora”, disse o professor Dimas.

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia