Uma comissão especial formada por gestores das áreas de planejamento, engenharia e recursos humanos será responsável pelo acompanhamento das obras que estão programadas pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) a partir de 2013. Entre as metas neste sentido está o programa Brasil Profissionalizado no qual a Unimontes será a responsável pela construção de 13 escolas técnicas em municípios do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Região Central do Estado.
O grupo técnico acompanhará, também, a estruturação do setor de Engenharia e Arquitetura da Unimontes, uma vez que, para a área do campus-sede, estão previstas a construção do novo complexo de salas e um anfiteatro na área próxima ao Restaurante Universitário.
“O papel desta equipe é acompanhar as obras, orçamentos e os novos projetos da universidade”, observa o reitor João dos Reis Canela. A comissão é integrada pelo pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Juventino Ruas de Abreu Júnior; do coordenador do curso de Engenharia Civil, Guilherme Augusto Guimarães Oliveira; dos engenheiros Donizetti Gomes de Oliveira e Sandro Frederico Gomes Martins; e do diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Allysson Danilo Dantas Silva.
Já o professor Guilherme Oliveira justifica a importância da iniciativa, que tem como objetivo proporcionar melhores condições para a nova demanda de cursos da Unimontes. Sobre o “Brasil Profissionalizado”, ele explica que o processo licitatório foi aberto e as propostas estão sendo analisadas. O programa implementado pelo Ministério da Educação com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e parceria com o Governo do Estado.
O convênio entre a Unimontes e o MEC/FNDE permitirá a construção dos centros de formação profissionalizante de nível médio/técnico em 13 cidades com investimentos da ordem de R$ 96 milhões. “O programa possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional”, completou o reitor João Canela.