![](https://unimontes.br/wp-content/uploads/2019/11/Udesc.jpeg)
O pioneirismo da Unimontes, ao se tornar uma das primeiras instituições do País a adotar a creditação curricular na área em Extensão, serve de modelo no processo de implantação para outras universidades brasileiras. O modelo aplicado em Montes Claros e nos demais campi, por exemplo, foi apresentado durante o “Seminário Institucional: Creditação da Extensão Universitária”, realizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis.
![](https://unimontes.br/wp-content/uploads/2019/11/Prof_Jussara-1.jpeg)
Na palestra dirigida aos diretores das unidades de graduação de extensão, integrantes dos núcleos docentes estruturantes (NDEs) e chefias departamentais da UDESC, a professora doutora Jussara Maria de Carvalho Guimarães apresentou os procedimentos utilizados pela Unimontes na implantação da creditação curricular em extensão – que consiste na reserva obrigatória de pelo menos 10% da carga horária de todos os cursos para as atividades extensionistas.
Entre os destaques no evento em Santa Catarina, a participação coletiva dos diversos segmentos da comunidade acadêmica da Unimontes para se discutir a importância da extensão no currículo universitário, além de considerar o histórico das práticas extensionistas da Unimontes.
“A partir de uma comissão formada pelos pró-reitores, diretores dos centros de ensino e representações estudantis e docentes, o tema demasiadamente discutido em todas as esferas da Universidade: chefias de departamento, colegiados e coordenações de curso. A creditação curricular em extensão da Unimontes foi um resultado de consenso”, explica a professora, que já exerceu a função de pró-reitora de Extensão.
Outro ponto observado durante seminário na universidade catarinense foi, a partir deste consenso, a elaboração da minuta que culminou com a resolução Nº 100/2018 aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) que regulamenta a creditação curricular na Universidade. Ou seja, como foram definidas as normas para a implantação da creditação curricular em Extensão, com registro e inclusão das atividades extensionistas nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação (modalidades presencial e a distância).