Evento está marcado para o dia 30 de maio

Proporcionar uma imersão na Universidade, apresentando aos alunos do ensino médio toda a estrutura dos cursos de graduação e pós-graduação, bem como as ações e potencialidades nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Essa é a proposta do Uniopen – Unimontes Aberta para Todos, segunda edição, que será realizado no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros no próximo dia 30 de maio.

Organizado pela Pró-Reitoria de Ensino, o evento integra as comemorações pelos 63 anos de criação da Unimontes, celebrados em 24 de maio. A iniciativa é voltada para alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas de Montes Claros e do Norte de Minas.
As escolas podem se inscrever gratuitamente por meio do e-mail: pre@unimontes.br.

“O Uniopen é a forma que a Unimontes encontrou para comemorar seu aniversário de 63 anos, acolhendo toda a comunidade estudantil de Montes Claros e região por meio de uma grande festa do saber, aliando ensino, ciência e tecnologia”, destaca a pró-reitora de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello.

As atividades serão desenvolvidas das 8h às 18h, em estandes com mostra dos cursos de graduação, no estacionamento em frente à Biblioteca Central Professor Antônio Jorge. As potencialidades dos cursos da Unimontes também serão apresentadas nos prédios dos centros de ensino e em outros espaços do campus universitário, como o recém-inaugurado Circuito de Conhecimentos.
Estão previstas visitas guiadas para os estudantes do ensino médio, que poderão se informar sobre os cursos da instituição. A programação inclui performances teatrais, apresentações musicais, jogos eletrônicos, brincadeiras e outras atividades interativas.

A professora Ivana Ferrante Rebello ressalta que serão apresentados os cursos de graduação e pós-graduação, projetos de pesquisa, laboratórios, as instalações da universidade e as formas de acesso aos cursos de graduação. Ela lembra que a iniciativa também oferecerá orientação para que os alunos do ensino médio possam refletir sobre as carreiras que desejam seguir no ensino superior.

“Por meio do Uniopen, a Unimontes coloca em evidência todo o potencial dos seus cursos de graduação e pós-graduação. Mostra a qualidade dos seus profissionais e a excelência de seus projetos. Demonstra também como o aluno pode se inserir na universidade de diferentes formas. A intenção é desmistificar as barreiras que, aparentemente, uma academia pode representar e mostrar que a Unimontes é um bem público, acessível a todos e possível para cada um”, observa a pró-reitora.

Expectativa de mais de 3 mil participantes

Na primeira edição, realizada em junho de 2024, na atual gestão superior da Unimontes, o Uniopen recebeu mais de 3 mil estudantes do ensino médio. A expectativa para 2025 é de um número ainda maior de participantes.

“Neste ano, esperamos um grande número de estudantes interessados em conhecer melhor o que a Unimontes propõe para todos. A Unimontes tem crescido exponencialmente. Já contamos com quatro novos cursos e projeções para outros. A Universidade tem se destacado como agente transformador do cenário educativo. Esperamos que o aluno perceba o quanto a Unimontes pode contribuir para sua vida, sua família e sua carreira”, conclui a professora Ivana Ferrante Rebello.

Serviço
Uniopen – Unimontes Aberta para Todos
Onde: Campus-sede da Unimontes
Dia: 30 de maio
Horário: 8h às 18h
Público-alvo: Alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas
Acesso gratuito
Informações e inscrições: pre@unimontes.br

Fotos: Ascom Unimontes

Relacionadas

“Um Lobo entre os Cisnes” é atração no CineMuseu
Edital da Unimontes abre até 14 vagas para Mestrado Acadêmico em Enfermagem – Inscrições começam no dia 18
Unimontes oferece bolsas de R$ 700 para Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciências da Religião
Inscrições prorrogadas para a Chefia da Auditoria Seccional da Unimontes
Unimontes entrega Escola do Brasil Profissionalizado ao município de Brasília de Minas
Museu da Unimontes divulga programação para celebrar as Festas de Agosto com música, exposições, cinema e história