Reitor destaca sucesso do evento

O campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) viveu um dia de alegria, descontração, difusão do conhecimento e interação entre o ensino superior e o ensino médio, na sexta-feira (30/05). A movimentação foi motivada pela segunda edição do Uniopen – Unimontes Aberta para Todos, evento voltado para estudantes do ensino médio, com o objetivo de divulgar a estrutura da Universidade e seus cursos de graduação.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

A iniciativa integrou as comemorações dos 63 anos da instituição, celebrados no dia 24 de maio.
De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino, organizadora do Uniopen, o evento reuniu cerca de 3,4 mil alunos, vindos de escolas públicas e privadas de Montes Claros e de outros cinco municípios do Norte de Minas: Bocaiúva, Botumirim, Brasília de Minas, Claro dos Poções e Francisco Sá. A Unimontes recebeu, ainda, uma caravana de estudantes do Colégio Leonardo Da Vinci, da cidade de Caetité, na Bahia.

Durante o Uniopen, foram montados estandes temáticos de todos os cursos de graduação da Universidade. As estruturas foram instaladas nos prédios dos respectivos centros de ensino, com a participação de professores e acadêmicos. Eles apresentaram materiais didáticos e forneceram informações detalhadas sobre os cursos, como a grade curricular, os temas abordados e as perspectivas de atuação profissional.

Os estudantes do ensino médio também visitaram o Circuito de Conhecimentos e participaram de atividades lúdicas, como apresentações musicais e encenações teatrais, realizadas em diversos espaços do campus-sede e nas quadras do Centro Esportivo Universitário. Eles ainda tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura dos laboratórios, especialmente dos cursos das áreas de Saúde e Ciências Biológicas, além das inovações tecnológicas dos cursos de Engenharia Civil e Sistemas de Informação.

Foram apresentadas informações sobre os cursos de Ciências Agrárias — Agronomia e Medicina Veterinária, ofertados no campus de Janaúba, bem como sobre os projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados a essas graduações.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, acompanhou ativamente o evento, visitando todos os estandes, agradecendo aos professores e acadêmicos e dando as boas-vindas aos visitantes.

“O Uniopen é uma iniciativa voltada para a interação com os alunos das escolas de ensino médio, permitindo que eles conheçam as potencialidades da Unimontes, uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Além disso, é uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre os cursos de graduação e sua estrutura de funcionamento”, destacou o reitor.

Ele complementou: “o evento foi realizado dentro da proposta da nossa gestão, que busca consolidar a Unimontes como uma universidade de portas abertas. A Unimontes é de todos”.

O reitor ressaltou que o sucesso do evento é fruto do trabalho conjunto da Pró-Reitoria de Ensino, dos demais setores da gestão superior, das diretorias de centros, chefias de departamentos, coordenações de cursos, professores e acadêmicos de todas as graduações.

Novos cursos em destaque

“O Uniopen foi, sem dúvida, um dia de festa e acolhida na Unimontes. Foi uma oportunidade ímpar para que a comunidade estudantil conhecesse a Universidade por dentro, vivenciando na prática o que desenvolvemos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”, avaliou a pró-reitora de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello.

Ela enfatizou que, ao receber aproximadamente 3,4 mil estudantes, a Universidade apresentou novidades importantes, como os novos cursos de Farmácia e Cinema e Audiovisual, além de destacar as potencialidades das pesquisas desenvolvidas e do Circuito de Conhecimentos.

“Neste dia, inteiramente aberto ao público, a Unimontes reafirmou sua condição de referência em educação, inovação e tecnologia”, ressaltou a pró-reitora.

“Queremos destacar, também, a alegria expressa tanto pelos nossos professores e alunos, que se dedicaram com entusiasmo à recepção dos visitantes, quanto pelos próprios estudantes que nos visitaram. Organizamos, de fato, uma verdadeira festa do conhecimento, comprovando que saber e satisfação são aliados na construção de um ensino de qualidade — marca da Unimontes”, concluiu Ivana Ferrante.

Viagem de 400 quilômetros para conhecer a Unimontes

Um dos destaques do Uniopen foi a participação da delegação do Colégio Leonardo Da Vinci, de Caetité, na Bahia, que viajou cerca de 400 quilômetros de ônibus até Montes Claros para conhecer os cursos da Universidade.
A caravana foi liderada pela professora de Literatura Drielly Joanna Silva Xavier, que destacou o entusiasmo dos alunos com a oportunidade.
“A maioria dos nossos alunos deseja prestar vestibular na Unimontes. Viemos da Bahia motivados por esse desejo. Estamos encantados com o campus, com toda a estrutura da Universidade e, sobretudo, com a receptividade que tivemos”, afirmou a professora.

Relacionadas

Museu da Unimontes divulga exposições para novembro
Mestrado Profissional em Educação Física da Unimontes lança Edital para uma vaga de professor colaborador
Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez