Reitor destaca sucesso do evento
O campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) viveu um dia de alegria, descontração, difusão do conhecimento e interação entre o ensino superior e o ensino médio, na sexta-feira (30/05). A movimentação foi motivada pela segunda edição do Uniopen – Unimontes Aberta para Todos, evento voltado para estudantes do ensino médio, com o objetivo de divulgar a estrutura da Universidade e seus cursos de graduação.

A iniciativa integrou as comemorações dos 63 anos da instituição, celebrados no dia 24 de maio.
De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino, organizadora do Uniopen, o evento reuniu cerca de 3,4 mil alunos, vindos de escolas públicas e privadas de Montes Claros e de outros cinco municípios do Norte de Minas: Bocaiúva, Botumirim, Brasília de Minas, Claro dos Poções e Francisco Sá. A Unimontes recebeu, ainda, uma caravana de estudantes do Colégio Leonardo Da Vinci, da cidade de Caetité, na Bahia.
Durante o Uniopen, foram montados estandes temáticos de todos os cursos de graduação da Universidade. As estruturas foram instaladas nos prédios dos respectivos centros de ensino, com a participação de professores e acadêmicos. Eles apresentaram materiais didáticos e forneceram informações detalhadas sobre os cursos, como a grade curricular, os temas abordados e as perspectivas de atuação profissional.
Os estudantes do ensino médio também visitaram o Circuito de Conhecimentos e participaram de atividades lúdicas, como apresentações musicais e encenações teatrais, realizadas em diversos espaços do campus-sede e nas quadras do Centro Esportivo Universitário. Eles ainda tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura dos laboratórios, especialmente dos cursos das áreas de Saúde e Ciências Biológicas, além das inovações tecnológicas dos cursos de Engenharia Civil e Sistemas de Informação.
Foram apresentadas informações sobre os cursos de Ciências Agrárias — Agronomia e Medicina Veterinária, ofertados no campus de Janaúba, bem como sobre os projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados a essas graduações.
O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, acompanhou ativamente o evento, visitando todos os estandes, agradecendo aos professores e acadêmicos e dando as boas-vindas aos visitantes.





“O Uniopen é uma iniciativa voltada para a interação com os alunos das escolas de ensino médio, permitindo que eles conheçam as potencialidades da Unimontes, uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Além disso, é uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre os cursos de graduação e sua estrutura de funcionamento”, destacou o reitor.
Ele complementou: “o evento foi realizado dentro da proposta da nossa gestão, que busca consolidar a Unimontes como uma universidade de portas abertas. A Unimontes é de todos”.
O reitor ressaltou que o sucesso do evento é fruto do trabalho conjunto da Pró-Reitoria de Ensino, dos demais setores da gestão superior, das diretorias de centros, chefias de departamentos, coordenações de cursos, professores e acadêmicos de todas as graduações.
Novos cursos em destaque
“O Uniopen foi, sem dúvida, um dia de festa e acolhida na Unimontes. Foi uma oportunidade ímpar para que a comunidade estudantil conhecesse a Universidade por dentro, vivenciando na prática o que desenvolvemos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”, avaliou a pró-reitora de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello.
Ela enfatizou que, ao receber aproximadamente 3,4 mil estudantes, a Universidade apresentou novidades importantes, como os novos cursos de Farmácia e Cinema e Audiovisual, além de destacar as potencialidades das pesquisas desenvolvidas e do Circuito de Conhecimentos.
“Neste dia, inteiramente aberto ao público, a Unimontes reafirmou sua condição de referência em educação, inovação e tecnologia”, ressaltou a pró-reitora.
“Queremos destacar, também, a alegria expressa tanto pelos nossos professores e alunos, que se dedicaram com entusiasmo à recepção dos visitantes, quanto pelos próprios estudantes que nos visitaram. Organizamos, de fato, uma verdadeira festa do conhecimento, comprovando que saber e satisfação são aliados na construção de um ensino de qualidade — marca da Unimontes”, concluiu Ivana Ferrante.
Viagem de 400 quilômetros para conhecer a Unimontes
Um dos destaques do Uniopen foi a participação da delegação do Colégio Leonardo Da Vinci, de Caetité, na Bahia, que viajou cerca de 400 quilômetros de ônibus até Montes Claros para conhecer os cursos da Universidade.
A caravana foi liderada pela professora de Literatura Drielly Joanna Silva Xavier, que destacou o entusiasmo dos alunos com a oportunidade.
“A maioria dos nossos alunos deseja prestar vestibular na Unimontes. Viemos da Bahia motivados por esse desejo. Estamos encantados com o campus, com toda a estrutura da Universidade e, sobretudo, com a receptividade que tivemos”, afirmou a professora.





















