Evento está marcado para o dia 21 de junho

Apresentar a estrutura de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços para os alunos do ensino médio, oferecendo a eles a oportunidade de conhecer os cursos de graduação e de pós-graduação, bem como as possibilidades de ingresso no mercado profissional em cada área. Esta é a proposta do Uniopen – Universidade Aberta para todos – evento que será promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no próximo dia 21 de junho.

As atividades vão acontecer no campus-sede da instituição, no horário das 8 às 18 horas, sendo voltadas para alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas de toda região. As inscrições para a participação no evento podem ser feitas, gratuitamente, pelas escolas por intermédio do e-mail: pre@unimontes.br

Os trabalhos para a realização do Uniopen são coordenados pela Pró-Reitoria de Ensino da Unimontes, com a colaboração das demais pró-reitorias, diretorias, centros de ensino, chefias de departamentos e coordenações de cursos da Unimontes. Até agora, o evento já recebeu as inscrições de cerca de 2,5 mil estudantes de 34 escolas de Montes Claros e outros municípios da região como Coração de Jesus, Janaúba e Juramento.

Durante o Uniopen, os estudantes do ensino médio terão a oportunidade de conhecer as formas de ingresso na Unimontes e a experiência e rotina dos acadêmicos no ambiente universitário, além de interagir com egressos dos cursos de graduação. Além disso, os visitantes vão assistir apresentações musicais e artísticas.

A pró-reitora de Ensino da Unimontes, professora Ivana Ferrante Rebello, explica que a Unimontes objetiva contribuir no processo de escolha de carreiras pelos estudantes do ensino médio.  “Durante o evento, os alunos terão a oportunidade de conhecer o aporte gigantesco que a universidade oferece: seus cursos, laboratórios, periódicos científicos, restaurante universitário, pesquisadores, professores, servidores e os próprios acadêmicos”, assinala.

Ela ressalta que a iniciativa visa fortalecer a divulgação das ações da universidade e buscar maior inserção junto à comunidade ao seu redor. “O Uniopen é um evento que pretende se fixar no calendário definitivo da Unimontes como uma das metas estabelecidas pela gestão do reitor Wagner de Paulo Santiago: estreitar e consolidar as relações com a sociedade, ampliando nossa rede de cooperação e reafirmando a vocação da Unimontes de ser uma universidade pública, totalmente gratuita que tem como missão prioritária atender as demandas sociais e bem-servir”, afirma a professora Ivana Ferrante Rebello.

“A máxima que inspira a realização do evento Uniopen é a Universidade aberta para todos. O objetivo central é, portanto, informar para a comunidade o que a Unimontes faz e realiza, seja na oferta de 64 cursos de graduação nas diferentes áreas do saber, como na divulgação de seus projetos de pesquisa e extensão que resultam em inestimável serviço prestado à população”, destaca a pró-reitora.

Ela ressalta que o Uniopen vai proporcionar o conhecimento da estrutura de serviços da Universidade. “Temos o Hospital Universitário Clemente de Faria (HU Unimontes) que presta um serviço muito relevante para a região. Temos bibliotecas muito bem equipadas, uma editora própria e um corpo docente altamente qualificado, composto de mestres e doutores”, ressalta.

Foto: Ascom Unimontes

Saiba mais: os cursos de graduação centros de ensino da Unimontes:

Centro de Ciências Humanas (CCH): Artes visuais, Ciências da Religião, Geografia (bacharelado e licenciatura), Filosofia, História, Letras Inglês, Letras Português, Letras Espanhol, Música e Teatro.

Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA):   Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Serviço Social e Tecnologia em Gestão Pública.

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS):  Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Educação Física (bacharelado e licenciatura), Enfermagem, Medicina, Odontologia e Psicologia.

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET):  Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas, Engenharia Florestal, Física, Matemática, Medicina Veterinária, Sistemas de Informação, Tecnologia em Gestão do Agronegócio e Zootecnia.

Informações e inscrições pelo site: www.unimontes.br/uniopen .

Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial