Estimular a criação de projetos e negócios inovadores que envolvam ciência e tecnologia. Com este propósito, o “Desafio Vuei Norte de Minas”, iniciativa conjunta da Unimontes e do Centro Universitário Funorte, identificou e premiou neste mês projetos que estimulam o empreendedorismo e a inovação, a partir de ideias desenvolvidas por acadêmicos e professores de todas as Instituições de Ensino da região.
Acadêmicos da Unimontes participaram do Desafio e conquistaram a primeira e a terceira colocações, com os projetos ‘Easy Construções’; dos autores Denys Gonçalves Gomes, Laiane Ferreira da Silva e Samuel de Aguiar Félix, todos do curso de Engenharia Civil, e ‘Cápsulas Anti-Covid’, dos autores Andressa Gomes Batista Manzur, Kássia Héllen Vieira e Pollyane Rocha, dos cursos de Enfermagem da Unimontes e de Nutrição da Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI), respectivamente.
O resultado foi divulgado no dia 11 de junho, após a realização da terceira etapa, na qual as sete propostas de projetos selecionados foram apresentadas de forma presencial para uma Banca Avaliadora, composta por José Jacinto Costa (Coteminas), Edenilson Durães (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros/ACI e Ággape Soluções Empresariais) e Mateus Martins (SEBRAE).
As equipes premiadas serão ainda agraciadas com cursos na área de gestão e mentorias do SEBRAE para alavancar os respectivos projetos.
PROJETOS DA UNIMONTES PREMIADOS
Para participar do Desafio, os projetos concorrentes deveriam oferecer soluções para problemas ou demandas, seja com a geração de produtos, processos ou mesmo serviços. As áreas foco do Desafio VUEI Norte de Minas foram: Biotecnologia, Agropecuária, Saúde e TI & Engenharias e “outros temas”.
Na primeira colocação, foi contemplado o projeto ‘Easy Construções’ desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Engenharia Civil, que criaram um aplicativo que visa garantir “de forma simples, rápida e segura” a intermediação entre clientes que querem construir ou reformar e profissionais autônomos com experiência comprovada e disponibilidade.
O projeto “Cápsulas Anti-Covid” alcançou a terceira colocação e foi elaborado pelos alunos dos cursos de Enfermagem da Unimontes e pelos alunos do curso da FASI. O projeto apresenta uma cápsula antivírus, com micronutrientes para otimizar o sistema imune do indivíduo, no momento da infecção viral.
“No Norte de Minas, participam do projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI), a Unimontes e a Funorte. Assim, tivemos a ideia de unir as duas instituições e ofertarmos o Desafio para estimular os estudantes e professores de todas as instituições de ensino da região a pensarem como colocar estes projetos em prática. A proposta é apoiar quem quer empreender”, destaca a coordenadora de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unimontes e integrante da comissão organizadora, professora Sara Gonçalves Antunes de Souza.
“Com mais pessoas empreendendo na região, significa mais empregos sendo gerados, inclusive com os alunos gerando os próprios empregos”, completa a pesquisadora, que está vinculada ao Departamento de Economia da Unimontes.
O QUE É O VUEI
O projeto “Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI)” é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE), executada pela Diretoria de Indústria Criativa e Formação Empreendedora (DICE).
O objetivo é apoiar o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo nas Instituições mineiras de Ensino Superior (IES), promover a aproximação entre o mercado e a academia, estimular a criação de projetos e negócios inovadores que envolvam ciência e tecnologia dentro das IES, além disso, despertar o protagonismo, a autonomia e a proatividade de alunos da graduação e pós-graduação.
No Norte de Minas, participaram da iniciativa a Funorte e Unimontes, organizadoras do Desafio VUEI na região, e apoiaram a realização do evento o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação do Norte Minas (Fundetec) e Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.