A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do projeto de Extensão de Atendimento Odontológico às crianças, vai realizar triagem de crianças de 05 a 11 anos, para receber tratamento odontológico gratuito. A ação será no dia 28 de fevereiro, às 14h, no Clínicas Odontológicas da Unimontes (Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro).

O projeto de Extensão de Atendimento Odontológico às crianças é desenvolvido pelo departamento de Odontologia da Unimontes e visa atendimento odontológico ao paciente infantil, fortalecimento da ligação entre ensino e extensão, além de introduzir a abordagem do processo de saúde-doença e promoção da saúde na formação em Odontologia, particularmente no atendimento às crianças.

A professora Verônica Dias do Departamento de Odontologia falou sobre os objetivos do Projeto. “O objetivo principal é dar assistência à saúde bucal das crianças com ações de prevenção das doenças bucais, promoção da saúde, recuperação e reabilitação da saúde bucal do paciente infantil. O projeto também permite uma aproximação do profissional à família, melhorando os hábitos nos cuidados com a saúde bucal de toda família”.

O Projeto conta com a participação de docentes de odontopediatria, ortodontia e fonoaudiologia e discentes do 7º e 8º períodos do curso de Odontologia, o que integrou as diferentes áreas de conhecimento, prestando assistência de forma integrada e promovendo extrema relevância em sua atuação.

Entre os atendimentos realizados estão: atendimento clínico que inclui procedimentos preventivos, restauradores e ortodônticos; avaliação fonoaudiológica; atividades lúdicas (teatro, palestras, desenhos para colorir) com o objetivo de instruir e motivar as crianças ao autocuidado; orientação dos responsáveis pelas crianças sobre a importância da saúde bucal para a manutenção da saúde geral e escovação orientada e instruções do uso do fio dental com as crianças.

O que devo fazer para meu filho receber o atendimento odontológico gratuito na Unimontes?

Comparecer com a criança no dia 28 de fevereiro às 14h na Clínica Odontológica da Unimontes, 2º andar, prédio 06, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro – Avenida Rui Braga, S/Nº – Vila Mauricéia.
Telefone para informações:  3229-8445.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +