A Universidade Estadual de Montes Claros promoverá, no dia 30 de agosto, o II Workshop de Pós-Graduação Stricto Sensu. O evento, que terá como tema “Processos de Autoavaliação nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unimontes”, será realizado na Sala dos Conselhos (prédio da reitoria), no horário das 14h às 18h.
A iniciativa é da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unimontes. O objetivo é discutir a implementação e o acompanhamento da autoavaliação nos programas de pós-graduação Stricto Sensu da universidade, conforme as diretrizes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), visando à melhoria contínua e à excelência acadêmica dos cursos de mestrado e doutorado.
O encontro terá como público-alvo os coordenadores dos programas de pós-graduação Stricto Sensu, comissões de autoavaliação, professores e alunos envolvidos na gestão acadêmica dos PPGs. Estão previstas apresentações dos processos de autoavaliação dos programas de pós-graduação referentes ao quadriênio 2021/2024 e relatos de experiências sobre o tema.
Atualmente, a Unimontes conta com 19 programas de pós-graduação Stricto Sensu, somando 19 cursos de mestrado e cinco doutorados reconhecidos pela Capes/MEC. Por outro lado, já foi aprovado pela Capes/MEC mais um doutorado, ainda não implementado. Foram elaboradas e encaminhadas ao MEC outras três propostas de doutorados e uma proposta de mestrado.
O pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Cristian Toledo Pereira, explica que a Capes/MEC exige que cada programa de pós-graduação Stricto Sensu da universidade apresente os dados de sua autoavaliação para a avaliação quadrienal. “A ideia do evento é que cada programa apresente como está fazendo sua autoavaliação”, informa.