
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB), traz a cidade o professor Fernando Araripe Gonçalves Torres, diretor do Centro de Biotecnologia Molecular da Universidade de Brasília (UnB). Ele vai ministrar palestra sobre “Biologia Sintética” no dia 17 de junho. Trata-se de atividade da disciplina de Microbiologia Industrial, coordenada pelos professores Alessandra Rejane Ericsson de Oliveira e Mauro Aparecido de Sousa Xavier. Mas o momento será aberto a demais acadêmicos e professores de graduação, pós-graduação das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde e de Ciência da Computação, além de gestores de indústrias farmacêuticas. A expectativa é que o evento abra possibilidade de formalização de parcerias entre o setor público, via Unimontes e UnB, e o setor produtivo.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail ppgb@unimontes.br. As vagas são limitadas a 50. A atividade ocorrerá das 16h às 17h30min, na Sala dos Conselhos, que fica no terceiro andar do Prédio 05 (Prédio da Reitoria) no campus-sede. Haverá expedição de certificado.
O que é?
A professora Alessandra Oliveira, vinculada ao PPGB, esclarece que Biologia Sintética “é uma área inovadora de pesquisa, em que a Biologia com interface com a Engenharia possibilita construir sistemas biológicos”. Trata-se de um ramo do conhecimento que “utiliza ferramentas que permitem o design de produtos e processos biológicos com aplicação industrial”. Noutras palavras, sempre conforme a docente, a Biologia Sintética prioriza o desenho, a construção e a caracterização “da utilização de partes biológicas e modelos computacionais com o objetivo de redesenhar microorganismos para aplicações biotecnológicas”.
Palestrante

Fernando Araripe Gonçalves Torres é professor titular na UnB. Graduado em Ciências Biológicas com habilitação em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília, ele possui Mestrado em Biologia Molecular e Doutorado em Biologia Molecular pela Indiana University dos Estados Unidos. É coordenador-geral do INCT-Biotecnologia Industrial e diretor do Centro de Biotecnologia Molecular (C-BIOTECH), que faz parte do Parque Científico e Tecnológico da UnB. Atua em parceria com empresas e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) no desenvolvimento de projetos biotecnológicos nas áreas de Genética Molecular e Biologia Sintética de Micro-organismos para produção de moléculas de interesse biotecnológico como biofármacos, enzimas industriais e biocombustíveis e outros metabólitos.
O professor Aparecido de Souza Xavier, também integrante do PPGB, comemora a vinda de Fernando Araripe a Montes Claros. “Será uma honra recebermos o Dr. Fernando Araripe aqui na Unimontes para estreitarmos relacionamento junto ao PPGB e aprendermos sobre a fronteira do conhecimento acerca da Biologia sintética e sustentabilidade”, garante ao revelar que o docente da UnB foi seu orientador de Doutorado na Universidade de Brasília. “Juntamente com Dr. Spartaco, desenvolvemos um projeto sobre um vetor de clonagem e expressão para produção simultânea de insulina e calcitonina que foi patenteado, bem como publicamos um artigo intitulado “New vector derives from pUC 18 for cloning and thermal-induced expression in Escherichia coli” (https://www.scielo.br/j/bjm/a/kcwy8bDCVjrTJ5rY9v7nbFD/)”, conclui.
A professora Alessandra Oliveira revela que “a parceria com o Dr. Fernando vem de duas décadas, quando fomos seus estudantes na Universidade de Brasília”. Ela lembra que, “em agosto do ano passado, fomos convidados a inaugurar, juntamente com ele, o Centro de Biotecnologia Molecular da Universidade de Brasília”.

