A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promoverá nesta quarta-feira (2), às 19h30, a solenidade de lançamento do projeto “Laboratório Experimental de Ensino de Línguas para Surdos” – Lelis. As atividades serão realizadas no auditório do prédio 2 (campus-sede), com recepção aos convidados, apresentação dos objetivos e a conferência “Ensino de Línguas para Surdos: Caminhos e Perspectivas”, com as professoras Maria Clara Maciel, Rejane Brito e Simone Rocha.

Os trabalhos são coordenados pelo departamento de Comunicação e Letras, com a perspectiva de criar um espaço para o desenvolvimento de estratégias de ensino de línguas para pessoas surdas, a partir do estudo de hipóteses experimentais. O evento reunirá professores, acadêmicos e da comunidade surda do município de Montes Claros e região.

As inscrições podem ser feitas no próprio departamento (prédio 2, sala 24, 1º andar), das 13 às 19 horas. Outras informações podem ser obtidas no mesmo local ou através do telefone (38) 3229-8234.

LIBRAS EM INGLÊS E PORTUGUÊS

Coordenadora do Lelis, a professora Maria Clara Maciel salientou “que se trata de um projeto de pesquisa em interface à extensão, com benefícios tanto para a universidade como para a comunidade surda, uma vez que a demanda dos surdos por aulas de línguas é antiga e constante”.

A partir do lançamento do projeto, nesta semana, a Universidade receberá inscrições para a seleção de alunos surdos aos cursos gratuitos de libras em português e inglês. A duração prevista para os trabalhos é de um semestre. As aulas serão ministradas na sala 87 do prédio 2 (campus-sede).