A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com o apoio do Governo de Minas Gerais, oferecerá um curso de Pós-Graduação Lato sensu em Gestão Pública que atenderá, exclusivamente, servidores da própria instituição e de outros organismos estaduais do Norte de Minas. Também será feita a qualificação de pessoal das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros. O projeto político-pedagógico do curso é de autoria do Departamento de Ciências da Administração da Unimontes.

A proposta foi discutida nesta segunda-feira (15/2), em reunião realizada  no prédio da Reitoria, entre o reitor João dos Reis Canela, a equipe responsável pelo curso e representantes dos órgãos públicos estaduais que serão beneficiados com a iniciativa.

Durante o encontro dessa segunda-feira, o reitor João dos Reis Canela destacou a importância de Especialização em Gestão Pública. “O curso é uma iniciativa que nasce da parceria entre a Unimontes e outros órgãos e instituições públicas com o objetivo de treinar e qualificar os servidores públicos para a melhor prestação de serviços à população”, afirmou o reitor.

O chefe do Departamento de Ciências da Administração, professor Juventino Ruas de Abreu Júnior, disse que o curso de pós-graduação tem como meta “a qualificação dos servidores públicos, em busca da eficiência e da eficácia da gestão pública dentro dos projetos de melhoria implementados pelo Governo do Estado para os próximos anos”, destacou. Ele lembrou que a Unimontes já tem experiência positiva em área afim, com a implantação do curso de Tecnólogo em Gestão Pública, ministrado em Montes Claros e em Pompéu.

VAGAS

Reuniao GPubAs 40 vagas serão preenchidas gratuitamente, distribuídas da seguinte forma: Unimontes e Hospital Universitário Clemente de Faria (19), Polícia Militar (5), Polícia Civil (5), Corpo de Bombeiros (5), Superintendência Regional de Saúde/SRS de Montes Claros (3) e Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros (3).

Os candidatos serão submetidos a processo seletivo, previsto em edital – ainda a ser divulgado. As atividades serão iniciadas em maio próximo, com divisão em 15 módulos.

Um dos responsáveis pela elaboração do projeto político-pedagógico, o professor Felipe Fróes Couto explicou que o curso de Gestão Pública para os servidores dos órgãos públicos, policiais militares e civis e bombeiros terá um caráter diferencial – voltado para prática. A partir do oitavo módulo da especialização, o aluno deverá elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), focando algum problema vivenciado na sua área de atuação. Ao final do curso, ele apresentará proposta de soluções para a dificuldade detectada, com vistas à eficiência no serviço público.

PRESENÇAS

A reunião sobre a criação do Curso de Especialização em Gestão Pública voltado exclusivamente para os servidores públicos estaduais contou com as presenças dos pró-reitores de Pós-Graduação (professor Hercílio Martelli Júnior) e de Planejamento, Gestão e Finanças (professor Roney Versiane Sindeaux); do diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Allysson Danilo Dantas Silva; do delegado Giovani Siervi Andrade (chefe do 11º Departamento de Polícia Civil), do comandante do 4º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Primo Lara Almeida Junior, e do comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente coronel Adilson Andrade, além de representantes da Policia Militar e da Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros.