A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) receberá um grande auditório, com capacidade para 750 lugares, que será construído no campus-sede. A obra, orçada em R$ 4,68 milhões, será custeada pelo Governo do Estado. O anúncio foi feito pelo reitor João dos Reis Canela, durante encontro com a imprensa, na manhã desta sexta-feira (8/02).

A construção do auditório é um compromisso feito pelo governador Antonio Anastasia perante a comunidade acadêmica, ao participar da solenidade de entrega pela Unimontes do título de Doutora Honoris Causa para a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Renata Vilhena, em fevereiro do ano passado.

O professor João Canela ressalta que o auditório é uma realização para a comunidade acadêmica e a sociedade regional, tendo em vista que o espaço vai sediar os grandes eventos da instituição como as formaturas, o Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG), além de palestras, congressos, aulas inaugurais e seminários. “A obra representa uma grande conquista para Montes Claros, pois também servirá como um centro de convenções, sendo um local adequado para apresentações artísticas e musicais, atendendo não somente às demandas da instituição, mas de toda comunidade”, assegura.

LICITAÇÃO DA 1ª ETAPA

A licitação já foi iniciada. Houve a abertura do processo licitatório da primeira etapa da construção, no valor de R$ 2, 014 milhões, para a execução das obras básicas: fundação, alvenaria e estrutura metálica. Os serviços desta etapa  deverão ser concluídos dentro do prazo de seis meses.

De acordo com o  cronograma das obras, a previsão é de que o auditório seja concluído até abril de 2014, com área construída de 1.918 metros quadrados em terreno ao lado do Restaurante Universitário, próximo à entrada principal do campus (rua Santa Lúcia, bairro Todos os Santos). Os responsáveis técnicos pelo projeto são os arquitetos Eduardo Antonio Guimarães e Érika Neves Guimarães,  do setor de Engenharia e Arquitetura da universidade.

PROJETO

Conforme explica o arquiteto Eduardo Guimarães, o auditório da Unimontes terá um primeiro piso com capacidade para 528 lugares, que será inclinado, com degraus entre as poltronas e rampas nas áreas de circulação, nas laterais. Haverá ainda um segundo piso (mezanino), com 200 lugares. Já o forro, de estrutura metálica, terá 9,5 metros de altura, facilitando a ventilação. A construção também será dotada de sistema de ar condicionado central.

O palco terá 135 m² (15×9 metros). Contará, ainda, com um espaço avançado (procênico) próximo da plateia com 48 m². Sob o palco, haverá três camarins, depósito de materiais e banheiros privativos. O palco também terá um sistema de urdimento, com cordas e roldanas, para eventuais trocas de cenário durante as apresentações. “O projeto foi elaborado do ponto de vista técnico e prático, a partir das opiniões dos professores do departamento de Artes da Universidade”, observa Eduardo Guimarães.

Outra inovação para o auditório será a instalação de cabines para filmagens. O espaço será dotado também de um sistema de áudio e de projeção, permitindo a exibição de vídeos durante os eventos.

MEDIDAS DE SEGURANÇA E ACESSIBILIDADE – Conforme explica o responsável técnico da obra, o projeto do auditório da Unimontes contempla todas as medidas de segurança e de prevenção a incêndios. Para isso, contará com seis saídas de emergência em todos os lados do prédio e que vão contemplar, inclusive, a área de camarins. Todas elas vão obedecer às normas vigentes, com luminárias sinalizadoras.

O sistema de prevenção e combate a incêndios será dotado de extintores e hidrantes, contando também com um equipamento especial, o “sprinkler”, conjunto de sensores a fumaça e fogo. Trata-se de um sistema de esguichos, que entra em funcionamento automaticamente quando detecta a presença de fumaça ou fogo.

A acessibilidade é outro aspecto importante no projeto do grande auditório da Unimontes. O prédio será dotado de rampas de acesso ao local destinado ao público e também ao palco. Na platéia, haverá espaço reservado para cadeirantes. Além disso, serão instaladas 18 poltronas mais espaçosas e reforçadas, oferecendo mais conforto para as pessoas que necessitam de cuidados especiais, como obesas e idosas.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia