A proposta da Universidade Estadual de Montes Claros para a oferta do mestrado em Botânica Aplicada teve a recomendação aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). Este será o 20º curso de pós-graduação Stricto sensu ministrado pela instituição, que já conta 16 (dezesseis) mestrados e 3 (três) doutorados.

Os resultados da mais recente Avaliação de Propostas de Cursos Novos foram divulgados na última quarta-feira (5/9). O MEC analisou 1,4 mil pedidos de 49 áreas.

Em reunião na tarde dessa segunda-feira, a professora Yule Roberta Ferreira Nunes, do Departamento de Biologia Geral, apresentou os detalhes do novo mestrado em Botânica Aplicada à pró-reitora de Pós-Graduação, professora Juliane Leite Ferreira, e à pró-reitora-adjunta, professora Maria Fátima Rocha Maia.

Segundo ela, o curso contará com 17 doutores e pós-doutores no corpo docente, sendo 11 vinculados à Unimontes, seis do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG). A previsão é de abertura do processo seletivo para formação da primeira turma, com 15 vagas, no primeiro semestre de 2019, com uma área de concentração “Botânica Aplicada” e com duas linhas de pesquisa: “Descrição e organização da flora” e “Uso da flora”.

REALIZAÇÃO

Ainda de acordo com a professora Yule, “esta é a uma realização para os pesquisadores, tendo em vista o quantitativo de pesquisas na área da Botânica já produzidas pela Universidade, a participação de docentes em ações como o programa Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD-CNPq) e a demanda de egressos para a melhor qualificação acadêmica com a oferta do mestrado na própria instituição”.

A professora Juliane Leite Ferreira lembra que, dentre os critérios avaliados pela Capes para a recomendação de novos cursos de mestrado e doutorado estão a proposta do curso com qualidade na estruturação curricular e definição do perfil de formação discente, a dimensão do regime de trabalho do corpo docente, a produtividade docente e consolidação da capacidade de pesquisa, estrutura física, logística, dentre outros pontos.

“A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, com o apoio integral da gestão da Universidade, reconhece e apóia a importância desta iniciativa e disposição dos pesquisadores em suas novas proposições”, explicou a pró-reitora de Pós-Graduação.

A Unimontes encaminhou à Capes outras seis propostas para a oferta de cursos de mestrado e doutorado, sendo que cinco delas ainda cumprem os protocolos de avaliação: doutorados em Cuidados Primários em Saúde, Biotecnologia e de Letras e os mestrados em Segurança Pública, Educação e em Enfermagem. As propostas não relacionadas nestes primeiros resultados ainda aguardam análise pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). A proposta já aprovada segue para o Conselho Nacional de Educação (CNE) para que possa ser homologada e publicada por meio de uma portaria de funcionamento do curso.