Na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em 8.665 cursos em todo o País das áreas de licenciaturas, bacharelado e ciências exatas, nove cursos da Universidade Estadual de Montes Claros receberam conceitos máximos – 4 e 5 – no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) referente ao ano de 2011. O resultado final foi divulgado na última quinta-feira (6/12).

O curso de Letras/Português da Unimontes alcançou o conceito 5, sendo o 18º melhor em nível nacional e o 3º mais bem colocado em Minas entre instituições públicas e privadas.

Já os cursos de Geografia (Pirapora), Letras e Educação Física (Januária), Matemática, Ciências Biológicas/Bacharelado, História, Geografia e Sistemas de Informação (Montes Claros) obtiveram o conceito 4. Todas essas graduações estão entre as dez melhores colocadas em Minas Gerais em suas respectivas áreas, conforme o conceito Enade.

Outras nove graduações da Unimontes avaliadas no Enade/2011 tiveram conceito 3, considerado satisfatório segundo o próprio MEC. Aliás, essa nota foi alcançada por 39% dos cursos avaliados no País. Em todo o Exame, os conceitos vão de 1 a 5.

Em todo o Brasil, 2.143 cursos obtiveram conceitos máximos (4 e 5) e outros 3.021 (ou 39%) alcançaram a nota 3. Nessas áreas específicas para as quais foi aplicado o Enade em 2011, o intervalo de avaliação pelo Exame é de 3 anos.

BOICOTE

Sobre o curso de Ciências Sociais da Unimontes, o conceito 1 – o menor do exame – é reflexo da decisão da maioria dos concluintes do curso em não realizar as provas. Dos 21 estudantes desse curso habilitados a realizar o ENADE em 2011, apenas sete responderam às questões. Os demais boicotaram o exame. O curso de Artes/Música também avaliado no Enade, obteve o conceito 2.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é uma avaliação do ensino superior adotada pelo MEC que considera o desempenho acadêmico através de provas sobre conteúdos específicos e formação geral. O exame é integrado ainda pelo Conceito Preliminar do Curso, o CPC, que avalia vários componentes da instituição, simultaneamente: titulação docente (e regime de trabalho), projeto político-pedagógico, infraestrutura e desempenho dos concluintes, dentre outros.

Dos 23 cursos da Unimontes avaliados no Enade/2013, 86,9% registraram CPC com índice 4 e 3.

Para o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, a Universidade procura sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância das avaliações oficiais como Enade, “essenciais para se medir a qualidade da educação superior no Brasil, servindo também como referência para a implementação das medidas necessárias para a busca de um ensino cada vez melhor”.