A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) selecionou 55 acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), de um total de 95, que ingressaram na instituição em 2025 e estão aptos a conseguirem a Bolsa de Atratividade e Formação para a Docência – Pé de Meia Licenciaturas.

Eles alcançaram 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nota mínima para se habilitarem ao programa do Ministério da Educação. Os calouros habilitados ao benefício concedido pelo Governo Federal, mas que ainda não cadastraram currículo e fizeram pré-inscrição na Plataforma Freire, disponível no link https://freire.capes.gov.br/, devem ficar atentos à segunda chamada, que segue aberta em fluxo contínuo. São oferecidas 12 mil vagas no país.

O Programa Pé de Meia Licenciaturas foi implantado sob gestão da Capes, no âmbito do Programa Mais Professores para o Brasil, vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O responsável pelo acompanhamento do programa na Unimontes é o professor Geraldo Ferreira, assessor de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Ensino.

O Pé de Meia Licenciaturas assegura aos acadêmicos bolsa mensal de R$ 700 durante o período regular de integralização do curso e uma poupança de R$ 350 acumulados nesse período e limitados a 48 parcelas, que poderão ser retirados quando o beneficiado começar a lecionar.

Áreas

Os calouros da Unimontes, que atendem aos requisitos dispostos no Edital 1/2025 da Capes, são das áreas de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Física, História, Letras/Inglês, Letras/Português, Física, História, Música, Filosofia, Matemática, Pedagogia e Teatro. 

Requisitos para o Pé de Meia Licenciaturas

Para se candidatar ao programa federal, os estudantes devem ter obtido nota igual ou superior a 650 no ENEM, disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); entrado em curso de licenciatura na modalidade presencial, por meio da edição do primeiro semestre de 2025 do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e estejam regularmente matriculados; e tenham cadastro na Plataforma Freire.

A Bolsa de Atratividade e Formação para a Docência – Pé de Meia Licenciaturas visa atrair estudantes com alto desempenho no ENEM; oferecer suporte financeiro e acadêmico para que os beneficiados possam se dedicar integralmente às atividades acadêmicas e de estágio supervisionado obrigatório do curso; incentivar a permanência no ensino superior; e estimular ingresso na carreira docente, após a conclusão do curso.

Duas modalidades

Há duas modalidades do Programa Pé de Meia. Uma, lançada pela Lei 14.818, de 16 janeiro de 2024, destina-se a estudantes do ensino médio da rede pública, e visa combater a evasão escolar e a desigualdade no acesso à educação de qualidade. A outra, Pé de Meia Licenciaturas, foi viabilizada pelo Decreto 12.358, de 14 de janeiro de 2025, com o objetivo de incentivar a docência.

O resultado final do Edital 01/2025, em todo o Brasil, pode ser conferido no link https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/resultados-dos-editais/14042025_Planilha_2580505_Canditatos_Ranqueados_14_04_2025_Resultado_Final.pdf.

Mais informações sobre o programa Pé de Meia Licenciaturas podem ser obtidas no link https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pe-de-meia-licenciaturas.

Relacionadas