– Resultado final para preenchimento de 1,1 mil vagas será divulgado na próxima segunda, dia 18/1 –

A Universidade Estadual de Montes Claros registra a participação de 33.565 inscritos na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu/2016). Os números foram divulgados nesta sexta-feira (15/1), pelo Ministério da Educação (MEC), após o encerramento do período de inscrições – no qual o estudante faz a escolha dos cursos de interesse. Por meio do Sisu, a Unimontes oferece 1.178 vagas em 49 cursos superiores (licenciaturas, bacharelado e tecnólogos).

Logo no primeiro processo desde a adesão da Universidade ao Sisu, a Unimontes registra um recorde de participantes. Somadas, nos dois últimos vestibulares promovidos pela instituição (dezembro/2014 e junho/2015), por exemplo, foram registradas 16.433 inscrições. Ou seja, com o Sisu, a instituição registra um aumento de 104,2% no total de concorrentes às vagas em quase 50 cursos de graduação.

Acesse

Conforme o cronograma oficial, o resultado final será divulgado na próxima segunda-feira (18/1) e as matrículas dos candidatos selecionados serão efetuadas nos dias 22, 25 e 26 de janeiro.

“A demanda pelos cursos de graduação da Unimontes, logo na primeira adesão ao Sisu, superou as nossas expectativas, sobretudo para os cursos oferecidos fora do campus-sede e nas licenciaturas como um todo”, analisa o pró-reitor de Ensino, professor João Felício Rodrigues Neto.

“São números absolutamente consideráveis, que expressam a projeção da instituição e, ao mesmo tempo, o posicionamento da Unimontes como uma instituição pública e com ensino superior de qualidade”, enfatiza o reitor, professor João dos Reis Canela.

MAIS NÚMEROS

Dos 33,5 mil participantes na Unimontes pelo Sisu, 63,4% são mulheres. Quase 80% estão na faixa etária entre 16 e 24 anos (33% até 17 anos e 44% de 18 a 24 anos). Os cursos de bacharelado foram os mais procurados, com 53,6% dos inscritos. Para as licenciaturas, são 41,6% inscritos e outros 4,72% nos cursos tecnólogos.

O curso de Medicina (Ampla Concorrência) é o mais concorrido, com 123,18 candidatos por vaga, seguido por Odontologia (106,1), Enfermagem (95,7), Administração Noturno (88,5), Direito Noturno (86,2) e Educação Física Noturno (72,6).

O curso de Educação Física ofertado pela Unimontes no campus de Januária (Norte de Minas) é o mais concorrido entre as unidades fora do campus-sede, com 56,44 candidatos/vaga (Ampla Concorrência). A seguir, aparecem os cursos de Agronomia e Zootecnia, do campus de Janaúba, com 43,4 e 37,5 candidatos/vaga, respectivamente.

E pelo sistema de “Ações Afirmativas”, os cursos mais concorridos são Odontologia (67,1), Enfermagem (66,6), Direito Noturno (63), Administração (58), Medicina (56,6) e Direito Diurno (46) – todos ofertados no campus-sede.

“O quantitativo de inscritos apresentados pelo Sisu mostra que há um número expressivo de estudantes interessados em ingressar na Unimontes. Este cenário aumenta a nossa responsabilidade na proposição de políticas públicas para viabilizar o maior número de matriculados e, ao mesmo tempo, a permanência e a conclusão de um curso superior”, acrescenta o pró-reitor, João Felício Rodrigues Neto.