As experiências de professores e acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros no projeto Unimontes Solidária serão apresentadas no VI Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (VI CBEU), que acontecerá a partir da próxima segunda-feira (19/05), na sede da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém/PA. Paralelamente, será realizado o XXXV Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas.

O trabalho científico “Universidade e Sociedade: o Conhecimento através da Troca de Saberes” será apresentado na capital paraense pelos professores Gilson José Fróes, coordenador de Apoio ao Estudante da Unimontes, e Giuliano Carlos Lopes Mendes, do departamento de Educação Física e Desporto e que já atuou como um dos coordenadores do próprio projeto Unimontes Solidária e do projeto Rondon. Alunos dos cursos de Educação Física e de Letras/Espanhol também participam do congresso.

Durante o evento, a pró-reitora adjunta de Extensão da Unimontes, professora Jussara Maria Guimarães de Carvalho será uma das debatedoras da mesa redonda: “Diálogos da Extensão: Saberes Tradicionais e Inovação Científica”.

COMO É O PROJETO

O projeto Unimontes Solidária foi implantado há 11 anos e neste período teve dezenove edições com ações em 36 municípios do Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e Noroeste. Desde início foram beneficiadas 260 mil pessoas, sendo 25,7 mil no ano passado e 10 mil nos dois primeiros meses de 2014, quando foi realizada a última edição nas cidades de Joaíma e Botumirim.

O projeto é realizado no período de férias e consiste no trabalho voluntário de alunos de todos os cursos da Unimontes, que levam para a prática o conhecimento adquirido nas atividades de sala de aula. São contempladas as áreas de saúde, arte, agricultura, pecuária, cultura, esporte e lazer, educação, meio ambiente, mobilização social e planejamento estratégico e de cidadania.

“Essa é mais uma grande oportunidade de divulgar o trabalho extensionista que a Unimontes faz em prol da comunidade. Além de apresentarmos o modelo do Unimontes Solidária para outras universidades, poderemos ter acesso às ações que são desenvolvidas em outras partes do País”, explica o professor Gilson Fróes.

A programação do CBEU se estenderá até o dia 22.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia