Neste mês, o projeto Unimontes Solidária retornará ao município de Urucuia, no Norte de Minas, para visita que atenderá à demanda específica para a área de saúde que a população apresentou nos primeiros trabalhos realizados em julho. O novo trabalho acontecerá entre os dias 17 e 20, com a participação de 20 acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia.
“A visita de retorno aos municípios atendidos complementa as ações desenvolvidas pelos acadêmicos na primeira fase do projeto Unimontes Solidária”, lembrou o professor Gilson Fróes, coordenador da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE/Unimontes).
Segundo ele, além dos benefícios na área de saúde, haverá também uma avaliação das atividades desenvolvidas há três meses pela Unimontes, naquela cidade. Em julho, além de Urucuia, a equipe da Universidade, atendeu também às comunidades de Juvenília, Coração de Jesus e Campo Azul, todas no Norte de Minas. E no início de novembro, foi a vez de beneficiar os habitantes de Guaraciama.
PROJETO ASSOCIADO
Esse trabalho específico de retorno a Urucuia vai se incorporar às ações desenvolvidas pelo município em iniciativa denominada “Projeto Saúde na Escola”, com atendimentos gratuitos.
Através do projeto Unimontes Solidária, ainda em julho, a Universidade atendeu a 5.254 pessoas nas áreas de saúde, serviço social e direito, esporte e lazer, dentre outras, durante a primeira estada da equipe de acadêmicos na área urbana e comunidades rurais. Participaram 25 alunos. O município tem uma população de 13 mil habitantes (censo de 2010) e possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,675.
ATENDIMENTOS – Sobre o trabalho no último dia 5, em Guaraciama, o projeto Unimontes Solidária contou com 25 acadêmicos de diversos cursos na realização de 804 atendimentos à população nas áreas de educação, saúde, esporte, lazer e cidadania, dentre outras.