A partir de ações do projeto Unimontes Solidária, a Universidade Estadual de Montes Claros realizou 902 atendimentos durante a 1ª Caminhada pela Vida, evento realizado na manhã de domingo (24/9) como parte da campanha local de conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Em Montes Claros, conforme dados da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), da Santa Casa, há 300 pessoas na fila de espera pela doação de rins, córneas e fígado. De janeiro de 2016 a agosto deste ano, foram realizados 127 transplantes.
Os trabalhos envolveram 50 acadêmicos de cursos das áreas de saúde, arte, cultura e educação física, no atendimento à comunidade em geral, na Praça dos Jatobás e no Parque Municipal Milton Prates, em Montes Claros. A caminhada de 3 quilômetros reuniu pessoas especiais, como transplantados e doadores.
SOLIDARIEDADE
Com o lema “Solidariedade tem Pressa”, a Caminhada foi organizada pela Santa Casa de Montes Claros, dentro das comemorações pelos 146 anos da instituição e ao Dia Nacional do Transplante de Órgãos (27 de setembro), como forma de mobilizar a população sobre os procedimentos para se tornar um doador de órgãos. Além da Unimontes, são parceiros a Sancoop, Rádio Universitária 101,1 FM, Fadenor, Copasa, MG Transplantes e Faculdades de Ciência e Tecnologia (Facit).
Confira
A equipe da Unimontes promoveu ações nas áreas de esporte e lazer, como oficina de zumba e sessões de alongamento, aferição de pressão arterial e testes de glicemia e oficinas de pintura facial para crianças e, ainda, apresentação musical com o professor Igor Coimbra, coordenador do Curso de Extensão em Música (CEM).