Um espetáculo ao ar livre, na praça central, abriu oficialmente o projeto “Unimontes Solidária” no município de Campo Azul, a 181 quilômetros de Montes Claros, no Norte de Minas. O público acompanhou a apresentação do grupo Parafolclórico Saruê, da cantora Talita Gomes e de sete duplas de artistas da própria cidade. A vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida presidiu a solenidade e evidenciou a aplicação do conhecimento no âmbito do projeto como de suma importância para a melhor formação acadêmica.
“Para uma instituição pública como a Unimontes é um compromisso gerar conhecimento e para a comunidade regional um direito ter acesso aos benefícios produzidos pela academia”, acrescentou a vice-reitora. A pró-reitora adjunta de extensão, professora Jussara Maria Carvalho Guimarães, também acompanhou o evento.
As atividades em Campo Azul se iniciaram ainda na segunda-feira (4), com a participação de 35 acadêmicos dos cursos de Odontologia, Letras/Inglês, Direito, Filosofia, História, Letras/Espanhol, Ciências Sociais, Letras/Português, Geografia, Serviço Social, Educação Física, Medicina, Enfermagem e Pedagogia. Há alunos dos campi de Montes Claros, Janaúba, Brasília de Minas e São Francisco.
DIFERENCIAL
Tiago Pereira Lima, de 19 anos, acadêmico do 3º período de Letras/Português no campus-sede, é calouro no “Unimontes Solidária”. Para ele, o projeto tem como grande diferencial permitir que “o conhecimento adquirido em sala de aula seja aplicado em benefício das comunidades”. Destaca a grande aceitação da comunidade com o envolvimento das ações da Universidade.
Em Campo Azul, na interação com os acadêmicos de Pedagogia, Tiago atua na promoção de atividades lúdicas para crianças através de desenhos e pinturas. O trabalho específico da área de Letras/Português visa organizar oficinas de produção de textos e pesquisas sobre o folclore do município. “É muito importante trabalhar no resgate da cultura local”, completa.
Além do atendimento na sede do município, serão visitados os distritos rurais de Vila São José e Riacho dos Santos. Com pouco mais de 3,6 mil habitantes, segundo censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Campo Azul possui o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,65, ainda abaixo da média do restante do Estado (0,8).
O atendimento concentra-se nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social a partir de demandas apresentadas pela própria comunidade, tais como: palestras educativas, atividades pedagógicas e de musicalização, higienização, campanhas de educação sexual e de prevenção ao câncer de mama e de colo, sexualidade e “bullying”, ruas de lazer, noções de cidadania e direito, dentre outras prioridades definidas pela população. A programação será desenvolvida até o próximo dia 14 e conta com a parceria da Rede Intertv (afiliada Rede Globo) e da prefeitura.
Confira mais fotos da Unimontes Solidária em Campo Azul e Coração de Jesus