-Reitor recepciona equipe de acadêmicos e professores e destaca êxito das ações

No período de primeiro a 7 de fevereiro, a população do município de Serranópolis de Minas (Norte de Minas) recebeu oficinas, palestras e outras atividades desenvolvidas por acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros, supervisionados por professores, em nova edição do Projeto Unimontes Solidária.

Nesta quarta-feira (7/02), a caravana do projeto de extensão retornou a Montes Claros, onde foi recepcionada no campus-sede pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago; pelo vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, juntamente com os professores Rogério Othon Teixeira Alves e Marcelo Brito, respectivamente, pró-reitor e pró-reitor adjunto de Extensão; e responsável pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), Márcio Prates.

O reitor da Unimontes cumprimentou todo o grupo de professores e acadêmicos envolvidos pelo êxito alcançado da nova edição do projeto extensionista.  “Recebemos com alegria o retorno dessa equipe de estudantes e professores que se dedicaram durante esses sete dias, para levar conhecimento, troca de experiências e cidadania no município de Serranópolis de Minas”, afirmou o professor Wagner de Paulo Santiago.

“Essa ação é muito importante para que o acadêmico possa vivenciar realidades diversas e aplicar seus conhecimentos técnicos no dia a dia enriquecendo ainda mais, seu período de graduação”, completou.

A delegação do Projeto Unimontes Solidária foi integrada por 28 acadêmicos de 10 cursos de graduação:  Direito, Educação Física, Enfermagem, História, Letras Espanhol, Letras Português, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Serviço Social. Os estudantes foram supervisionados por dois professores.  A edição do projeto também contou com a participação de acadêmicos matriculados nos cursos de mestrado e doutorado da Universidade.

A ação é vinculada à Pró-Reitoria de Extensão. O projeto Unimontes Solidária foi coordenado em Serranópolis de Minas pelo professor Jiulliano Lopes Mendes, do Departamento de Educação Física e do Desporto.

O objetivo do projeto de extensão é colocar o conhecimento ensinado na sala de aula a serviço da comunidade, atendendo, principalmente, as pessoas de baixa renda. As áreas temáticas são: Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Cidadania, Arte, Cultura, Esporte e Lazer, dentre outras.

Na recepção aos acadêmicos, o professor Rogério Othon Teixeira Alves destacou a importância do Projeto Unimontes Solidária para a universidade e para os municípios atendidos por proporcionar a partilha de conhecimentos e ações sociais.

“Unimontes solidária chega à conclusão de mais uma etapa com a sensação de dever cumprido, com a participação efetiva de 26 acadêmicos, todos transformados socialmente. Fazemos um convite aos demais estudantes que não conhecem o Unimontes Solidária para que possam se inteirar sobre a proposta. Ainda teremos novas edições do projeto em 2024” ressaltou o pró-reitor.

Acadêmica destaca importância da experiência

A acadêmica do terceiro período do curso de Educação Física da Unimontes Manuela de Mello Cisely Silva ressaltou a importância da sua experiência na ação solidária. “Essa edição da Unimontes Solidária foi uma experiência realmente única na minha vida, com várias oficinas e palestras sobre temas muito abrangentes”, afirmou a universitária.

Ela acrescentou que espera participar de outras edições. “É gratificante ver o rostinho de cada pessoa, que eles ficam tão felizes com nossas ações e que elas se tornam algo grande e de impacto para a sociedade deles. O que eu mais gostei foi ter contato com as crianças, com o lazer e tudo mais, ver elas se divertindo umas com as outras aprendendo brincadeiras novas, aprendendo a conviver entre elas de maneira mais educativa”, completou a acadêmica.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes