-Reitor recepciona equipe de acadêmicos e professores e destaca êxito das ações

No período de primeiro a 7 de fevereiro, a população do município de Serranópolis de Minas (Norte de Minas) recebeu oficinas, palestras e outras atividades desenvolvidas por acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros, supervisionados por professores, em nova edição do Projeto Unimontes Solidária.

Nesta quarta-feira (7/02), a caravana do projeto de extensão retornou a Montes Claros, onde foi recepcionada no campus-sede pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago; pelo vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, juntamente com os professores Rogério Othon Teixeira Alves e Marcelo Brito, respectivamente, pró-reitor e pró-reitor adjunto de Extensão; e responsável pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), Márcio Prates.

O reitor da Unimontes cumprimentou todo o grupo de professores e acadêmicos envolvidos pelo êxito alcançado da nova edição do projeto extensionista.  “Recebemos com alegria o retorno dessa equipe de estudantes e professores que se dedicaram durante esses sete dias, para levar conhecimento, troca de experiências e cidadania no município de Serranópolis de Minas”, afirmou o professor Wagner de Paulo Santiago.

“Essa ação é muito importante para que o acadêmico possa vivenciar realidades diversas e aplicar seus conhecimentos técnicos no dia a dia enriquecendo ainda mais, seu período de graduação”, completou.

A delegação do Projeto Unimontes Solidária foi integrada por 28 acadêmicos de 10 cursos de graduação:  Direito, Educação Física, Enfermagem, História, Letras Espanhol, Letras Português, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Serviço Social. Os estudantes foram supervisionados por dois professores.  A edição do projeto também contou com a participação de acadêmicos matriculados nos cursos de mestrado e doutorado da Universidade.

A ação é vinculada à Pró-Reitoria de Extensão. O projeto Unimontes Solidária foi coordenado em Serranópolis de Minas pelo professor Jiulliano Lopes Mendes, do Departamento de Educação Física e do Desporto.

O objetivo do projeto de extensão é colocar o conhecimento ensinado na sala de aula a serviço da comunidade, atendendo, principalmente, as pessoas de baixa renda. As áreas temáticas são: Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Cidadania, Arte, Cultura, Esporte e Lazer, dentre outras.

Na recepção aos acadêmicos, o professor Rogério Othon Teixeira Alves destacou a importância do Projeto Unimontes Solidária para a universidade e para os municípios atendidos por proporcionar a partilha de conhecimentos e ações sociais.

“Unimontes solidária chega à conclusão de mais uma etapa com a sensação de dever cumprido, com a participação efetiva de 26 acadêmicos, todos transformados socialmente. Fazemos um convite aos demais estudantes que não conhecem o Unimontes Solidária para que possam se inteirar sobre a proposta. Ainda teremos novas edições do projeto em 2024” ressaltou o pró-reitor.

Acadêmica destaca importância da experiência

A acadêmica do terceiro período do curso de Educação Física da Unimontes Manuela de Mello Cisely Silva ressaltou a importância da sua experiência na ação solidária. “Essa edição da Unimontes Solidária foi uma experiência realmente única na minha vida, com várias oficinas e palestras sobre temas muito abrangentes”, afirmou a universitária.

Ela acrescentou que espera participar de outras edições. “É gratificante ver o rostinho de cada pessoa, que eles ficam tão felizes com nossas ações e que elas se tornam algo grande e de impacto para a sociedade deles. O que eu mais gostei foi ter contato com as crianças, com o lazer e tudo mais, ver elas se divertindo umas com as outras aprendendo brincadeiras novas, aprendendo a conviver entre elas de maneira mais educativa”, completou a acadêmica.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito