Caravana de alunos e egressos da Unimontes, além de convidados da Facit, seguiu viagem na manhã desta segunda-feira (DIVULGAÇÃO)

Começa nesta segunda-feira (20/1), a 18ª edição do projeto Unimontes Solidária, que tem como objetivo levar uma série de atividades voluntárias para cidades que registram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ainda abaixo da média do restante do Estado. A primeira sede neste ano é o município de Santa Cruz de Salinas, a 302 quilômetros de Montes Claros, no Norte de Minas. A caravana de 31 acadêmicos seguiu viagem pela manhã, com saída do campus-sede. Os trabalhos prosseguem até o próximo dia 26.

O projeto é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Assessoria de Projetos Especiais, e da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE). No histórico, já são 80 municípios contemplados na área de abrangência da Universidade Estadual de Montes Claros; Norte e Noroeste de Minas, Vale do Jequitinhonha e região central de Minas Gerais.

As ações práticas reproduzem as atividades que os acadêmicos aprendem ao longo da graduação, mas com foco nas demandas locais e nas particularidades de cada cidade. A prefeitura é parceira na iniciativa, com contrapartida no suporte de transporte, hospedagem e alimentação.

ÁREAS

O voluntariado abrange áreas como a saúde, esporte e lazer, educação, meio ambiente e sustentabilidade, história e cultura, além de cidadania e direitos humanos. Participam alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Geografia, Letras Português, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Serviço Social.

Há, ainda, parceiros da Faculdade de Ciência e Tecnologia (Facit) e de egressos dos cursos de Enfermagem, Engenharia Civil e Pedagogia da Unimontes. “As atividades são interativas, culturais e sociais, por meio de oficinas, gincanas e ações culturais como o “Cinema na Praça” e “A Noite Cultural”. Além da área urbana, serão atendidos os distritos de Sumidouro, Água Boa e Santo Antônio.

Santa Cruz de Salinas
População: 4.142 habitantes
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,577 – segundo o Atlas do Desenvolvimento do Brasil/2010

TAGS:Gestão