Com uma proposta diferenciada em 2017, especialmente na ampliação do número de municípios atendidos nos projetos coordenados pela Pró-Reitoria de Extensão, a Universidade Estadual de Montes Claros promoverá mais uma série de ações de benefício à comunidade regional nesta semana. Os trabalhos estão vinculados ao “Unimontes Solidária” e acontecem a partir desta quinta-feira (18/5), em Urucuia, com programação até o domingo (21).

Até momento, nas iniciativas realizadas entre março e abril, a Unimontes registrou 4.748 atendimentos a partir das intervenções em três municípios da sua área de abrangência, no âmbito dos projetos “Unimontes Solidária”, em Ibiaí, com 1.325 pessoas beneficiadas; “Atendimento Solidário”, em Mirabela, com o alcance a 1.035 pessoas; e “Multicampi”, em Salinas, com mais 2.388 atendimentos comunitários.

A expectativa para 2017, em que se comemora 15 anos de implantação do Unimontes Solidária, é de beneficiar pelo menos 20 municípios, em especial do Norte de Minas. O projeto envolve alunos de diversas áreas, que são supervisionados por professores e visitam as cidades pré-selecionadas para ações voluntárias vinculadas aos cursos de origem. O público prioritário é formado pela população de baixa renda. Assim, os estudantes colocam o conhecimento produzido na sala de aula a serviço da comunidade.

URUCUIA

O próximo destino da caravana do Unimontes Solidária é um município na divisa geopolítica do Norte de Minas com o Noroeste do Estado. Urucuia conta com 15,8 mil habitantes e um território de 2,1 mil quilômetros quadrados. A abertura oficial dos trabalhos será nesta quinta-feira, às 19 horas, na Praça Central, com atividades da equipe “Aeróbica Mix/Unimontes”.

Ainda no primeiro dia, haverá uma intervenção associada ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com a exibição em praça pública do curta-metragem “Diálogo do Crack”, produção do servidor Adilson Cardoso, do Grupo de Trabalho em Humanização, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), e parceiros. A Banda Volts, de pop rock, encerrará a programação.

Na sexta-feira, de 8 às 15 horas,os acadêmicos realizam o atendimento comunitário na Vila Olímpica nas áreas de saúde, educação, esporte, lazer e cultura. À tarde, a partir das 13 horas, numa parceria com a Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (Facit), acontece a oficina de Robótica, sob a coordenação do professor Lincoln Veloso, que será encerrada no sábado, com uma gincana. Na Câmara Municipal, às 19 horas, o pró-reitor adjunto de Extensão, professor Paulo Eduardo Barros, profere a palestra “Esporte e Educação”.

No dia 20 (sábado), de 8 às 13 horas, a ação solidária será no distrito de Vereda Grande. Às 19 horas, na Praça Central, haverá apresentações artísticas e o baile “Unisol Terceira Idade”.