Os municípios de Curral de Dentro, Cônego Marinho e Engenheiro Navarro, todos no Norte de Minas, serão contemplados pelas ações do projeto Unimontes Solidária, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Os trabalhos serão realizados entre os dias 6 de julho e 4 de agosto, com a participação de 100 acadêmicos de praticamente todos os cursos da instituição. Na última quinta-feira (27/06), os respectivos prefeitos estiveram no campus-sede para a assinatura dos convênios com a Universidade.

Supervisionado pela Coordenadoria de Apoio ao Estudantes (CAE), o “Unimontes Solidária” está em seu 11º ano de existência e destaca-se pela associação do ensino com a pesquisa e a extensão. Como voluntários, os alunos realizam uma série de atendimentos associados às áreas de conhecimento de seus cursos: agropecuária, educação, esporte, cidadania, cultura, justiça, lazer, meio ambiente e saúde.

“Estar junto à comunidade é essencial para a formação de profissionais e a inter-relação entre a Universidade e as cidades é verdadeiramente estimulante para que os acadêmicos estejam compromissados com a causa social”, observou o reitor João dos reis Canela, durante o encontro com prefeitos, vereadores, secretários dos municípios beneficiados.

A pró-reitora de Extensão da Unimontes, professora Marina Ribeiro Queiroz, destaca que o projeto permite avaliar na prática o conhecimento que se adquire nos cursos. “Isso é fundamental na formação profissional porque aproxima o acadêmico à realidade que encontrará quando graduado”, completa.

Curral de Dentro

Com cerca de 8 mil habitantes, Curral de Dentro será a primeira sede nesta edição do projeto, entre os dias 6 e 15 de julho, com a visita de 35 acadêmicos. A cidade está a 280 quilômetros de Montes Claros e tem 40% de sua população na zona rural. “Essa é uma oportunidade ímpar de o município conhecer de perto a importância da educação superior”, disse o prefeito Hermilino Manoel Malaquias. Ele esteve acompanhado do vereador Elias Miranda Júnior, que destacou a contribuição do projeto para elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Seremos multiplicadores dessas boas ações”, disse.

Navarro – A segunda etapa do projeto Unimontes Solidária em julho atenderá o município de Engenheiro Navarro, a 78 quilômetros de Montes Claros, entre os dias 18 e 27. Cerca de 40% dos 7.123 habitantes estão na zona rural e, por isso, parte do atendimento será concentrado também nas comunidades como São Norberto, Garapa e Barreiro Vermelho. “Estamos realizando um sonho com esta parceria, principalmente pelo fato de receber em nosso município a competência da Unimontes já comprovada em seus serviços prestados pelo Brasil afora”, disse o prefeito Paulo Afonso dos Santos. O vice-prefeito Adimar Alexandre e o secretário de cultura Romair Pereira da Silva também participaram da assinatura do convênio.

Representantes de Cônego Marinho

Prefeito Natalino Rodrigues (E), professor Gilson Fróes (CAE), secretários e assessores de Cônego Marinho

Cônego Marinho – Entre os dias 1º e 4 de agosto, os voluntários do Unimontes Solidária cumprem a visita ao município de Cônego Marinho, de 7,3 mil habitantes e a 230 quilômetros de distância de Montes Claros. Por causa da grande extensão territorial, os trabalhos serão estendidos até o final do ano, com visitas mensais. A comunidade de Vaca Preta, por exemplo, está a 100 quilômetros da sede urbana. Já a localidade de Olhos D’Água, a 30 quilômetros da cidade, será a primeira a ser visitada pela caravana do projeto, realizará no mesmo período, os festejos de Bom Jesus e a Festa do Peão Boiadeiro.

“Mais importante que o próprio projeto será o exemplo que os alunos deixarão em nossa cidade”, disse o prefeito Natalino Pereira Rodrigues, que esteve acompanhado dos secretários de saúde e esporte Reginaldo Jesus da Mota e João Diro, respectivamente.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia