O Projeto “Unimontes Solidária” realizou 2.777 atendimentos no município de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha. O balanço foi apresentado nesta sexta-feira (23/01) pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão, setor responsável pelas ações que envolvem acadêmicos de diversos cursos em trabalhos voluntários para a comunidade em geral no período de recesso letivo.

Entre os dias 12 e 19 deste mês, a equipe formada por dois professores-orientadores e 35 alunos de diversos cursos da Unimontes atuaram junto à população da área urbana e na zona rural – onde reside quase 70% dos 32 mil habitantes de Minas Novas (estimativa IBGE/2014). Foram atendidas as comunidades de Cruzinha, Baixa Quente, Ribeiro dos Santos, Forquilha, Palmital, Pau D’Olinho, Saudade, Dom Bosco e Padre Emiliano.

DEMANDAS

“O trabalho foi direcionado às demandas que a comunidade nos apresentou. Com isto, 50% estiveram focados na área de saúde”, explica o coordenador da CAE, professor Gilson José Fróes. Dentre as ações realizadas estão as campanhas de vacinação contra o HPV e de prevenção ao colo de útero e controle/prevenção do diabetes. Para a terceira idade, a Unimontes realizou uma gincana educativa em integração com crianças na qual foram trabalhados temas como respeito, trabalho em equipe, convivência e o incentivo às práticas saudáveis.

Gincana idosos

Idosos e crianças na gincana educativa em Minas Novas

O Serviço de Assistência Jurídica Itinerante (SAJ Itinerante), desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Direito, atuou na orientação aos cidadãos sobre o acesso à Justiça.

Outro trabalho desenvolvido no âmbito do “Unimontes Solidária” foi uma pesquisa de opinião pública solicitada pela Prefeitura sobre a satisfação dos moradores de Minas Novas com o serviço de atenção básica de saúde. O relatório final será entregue na próxima semana e contribuirá na elaboração de novas políticas públicas para o setor.

NOVA VIAGEM

A cada semestre, o “Unimontes Solidária” atende duas cidades das regiões Norte, Noroeste e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri que ainda apresentam o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média do restante do Estado. Neste sábado (24/01), às 7h30, outro grupo formado por 35 acadêmicos embarca para São João do Pacuí, segundo município a ser atendido neste mês. Os trabalhos se estenderão até o dia 31. Neste primeiro fim de semana de atividades, a população participará de apresentações culturais, jogos e gincanas esportivas e show com artistas locais. Na segunda-feira, a intervenção será no distrito de Santa da Pedra.