A Universidade Estadual de Montes Claros será parceira do Sistema Mineiro de Inovação (SIMI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) no Desafio do Empreendedorismo do Legado Acadêmico (Projeto Delas/Fapemig).
A iniciativa será realizada conjuntamente em outras 11 cidades do Estado e consiste na identificação de propostas empreendedoras e de inovação desenvolvidas nos estudos de professoras e pesquisadoras financiados em bolsas do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PAPG).
“No primeiro momento, cada sede receberá um workshop, com palestras, metodologias e rodas de conversa sobre os estudos empreendedores. Na Unimontes, o encontro está programado para abril de 2019. As fases seguintes do projeto preveem formação de equipes, mentorias e premiação do melhor projeto desenvolvido.”
Atualmente, há 850 bolsistas femininas no âmbito do PAPG. Na Unimontes, das 25 bolsas institucionais, 17 são de pesquisadoras.
A proposta de adesão ao Projeto “Delas” foi apresentada em reunião nesta quinta-feira (27/9), no campus-sede da Unimontes, entre a pró-reitora de Pós-Graduação, professora Juliane Leite Ferreira e os analistas de inovação do SIMI/Unidade Fapemig Pedro Amorim e Thiago de Azevedo Morais. O encontro também teve a participação da diretora executiva da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unimontes (Inemontes), professora Sara Antunes de Souza, da pró-reitora adjunta de pós-graduação, professora Maria de Fátima Rocha Maia, e da servidora técnico-universitária da PRPG, Karina Gisele Cevalles Viana.