Conforme a proposta, o UAI-TEC consiste na criação de uma universidade a distancia em Minas Gerais, com a ampliação e modernização dos atuais Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs). Além de cursos técnicos, tecnológicos e de qualificação ele oferecerá graduações, especializações Lato sensu, mestrados e doutorados baseados nas experiências que as universidades têm com a educação a distância.
OFICIAL
A participação da Unimontes no programa foi definida em reunião do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, com o reitor João dos Reis Canela, no último dia 9. O subsecretário de Ensino Superior, Fábio Kallas, o reitor da UEMG Dijon de Moraes Júnior e o coordenador especial de relações institucionais, Gilberto Caixeta, que também será o coordenador geral do Programa UAI-TEC, estiveram presentes ao encontro.
“A modalidade a distância retrata a potencialidade da Unimontes em qualificar realidades que vislumbram o acesso ao ensino superior”, analisa o professor João Canela. Para a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, “a Unimontes apresenta-se como colaboradora permanente ao desafio proposto pela Sectes de ampliar as ações do ensino superior no Estado de Minas Gerais”.
Conforme a proposta apresentada nesse primeiro encontro, em sua área de atuação no Estado a Unimontes coordenará 15 polos de educação a distância em municípios com mais de 15 mil habitantes. Cada unidade contará com salas para 25 alunos, computadores individuais e auditórios para videoconferências. Os trabalhos técnicos tiveram sequência no dia 17 de janeiro, em encontro dos representantes da Sectes com as equipes da Unimontes e UEMG.
Já nesta segunda-feira (30), às 10 horas, em Belo Horizonte, acontecerá a terceira reunião de trabalho na qual as universidades estarão apresentando sugestões para o funcionamento dos primeiros trinta (30) polos que serão as sedes da UAI-TEC – 15 polos sob a coordenação de cada universidade nos CVTs já existentes e naqueles que serão implantados a partir de fevereiro de 2012.
EXPERIÊNCIA
A experiência da Unimontes na educação a distância foi determinante para a sua atuação no programa UAI-TEC, segundo o Governo de Minas. O diretor do Centro de Educação a Distância (CEAD), professor Jânio Marques Dias, explica que, até o final de 2011, a Universidade registrou a oferta de 25 cursos de graduação, especialização Lato sensu, técnicos e de extensão e aperfeiçoamento nesta modalidade, beneficiando diretamente 3.725 alunos de 23 municípios do Norte de Minas, Região Metropolitana, Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, Noroeste e Leste do Estado.
O planejamento da Universidade Estadual de Montes Claros está em sintonia com a projeção da Associação Brasileira de Educação a Distância, que aponta um crescimento próximo aos 40% ao ano no funcionamento de cursos nessa modalidade em todo o País. Todas as atividades dessa modalidade são desenvolvidas pelo CEAD, com a participação de 470 profissionais.
A Unimontes executa atualmente os projetos UAB/Unimontes (1.620 alunos em 14 polos); Pró-Licenciatura (345 vagas em dois cursos e seis polos), Mídias na Educação (650 vagas para cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização em cinco polos), Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP (600 vagas em quatro cursos em sete municípios), Educampo (60 vagas no curso de Pedagogia no campus-sede), Escola Técnica Aberta do Brasil – e-Tec (450 vagas para seis cursos em três polos), além das Tecnologias de Informação e Comunicação para cursos presenciais – TICs/Unimontes (disciplinas complementares de 20 horas/aula dos cursos regulares, com 1,8 mil alunos em 4 cursos).