Estão sendo recebidas as inscrições dos candidatos ao processo de seleção de estagiários do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), para atuar no  projeto de extensão “Agroecologia: integração de Sistemas Agropecuários Familiares”, aprovado em edital do Ministério da Educação.  Serão escolhidos 12 universitários para o estágio remunerado em atividades de extensão rural em 16 municípios do Norte de Minas (da microrregião da Serra Geral). As inscrições devem ser feitas até esta quinta-feira (31/01), no Campus de Janaúba, de 8 às 17 horas. 

Conforme edital, o estágio é destinado exclusivamente aos estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva no curso de Agronomia com exceção dos acadêmicos matriculados no primeiro período. Os selecionados  receberão  R$ 400,00 mensais,  a título de bolsa de estudos. A seleção terá validade de seis meses, podendo ser prorrogada por mais um semestre.  O estagiário cumprirá uma jornada de 20 horas, devendo compatibilizar o horário do estágio com o do curso em que esteja matriculado. 

Além do preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos deverão apresentar o currículo, cópia de documento de identidade, CPF e endereço, e uma carta de intenção para participação no projeto.  A lista dos candidatos selecionados será divulgada no dia 1º de fevereiro, através de sua afixação no mural da secretaria do campus da Unimontes em Janaúba.

O PROJETO –   O estudo “Agroecologia: integração de Sistemas Agropecuários Familiares” é coordenado pelos professores Virgílio Jamir Gonçalves de Matos e Lize de Moraes da Cunha. O referido trabalho será financiado pelo Programa de Extensão Comunitária (Proext) do Ministério da Educação (MEC), recebendo recursos da ordem de R$ 143.416,44. Serão capacitados aproximadamente 600 agricultores familiares, através de oficinas, palestras e unidades de acompanhamento

 O objetivo é viabilizar técnicas de integração dos sistemas familiares (pecuária leiteira e de corte, criação de aves, caprinos, peixes e suínos e diversas lavouras), de forma a estabelecer vínculos produtivos de base ecológica e de comercialização dos produtos da agricultura familiar como alternativa para a redução da pobreza rural.

A professora Lize de Moraes, que coordena o trabalho, adianta que o estudo será desenvolvido ao longo de um ano pelo Núcleo de Extensão Rural e Desenvolvimento Agroecológico da Unimontes (NERUDA), sediado no Campus de Janaúba.  Além de Janaúba, as ações serão desenvolvidas em Verdelândia, Manga, Matias Cardoso, Jaíba, Nova Porteirinha, Serranópolis de Minas, Catuti, Pai Pedro, Riacho dos Machados, Gameleiras, Monte Azul, Mato Verde, Mamonas e Espinosa.

Entre outros, são parceiros da Unimontes: as Secretarias Municipais de Agricultura, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Centro de Agricultura Alternativa (CAA), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig) e Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

AS ATIVIDADES – O estudo será feito em três etapas, com a participação de quatro professores e 20 acadêmicos bolsistas. Na primeira fase será feito o levantamento de dados para conhecimento da realidade local, por meio de depoimentos dos atores sociais (agricultores familiares) sobre os sistemas de produção agrícola utilizados, seguida do planejamento de ações e das avaliações. Nessa etapa, será feita uma coleta de dados de cada atividade do agricultor e a verificação da integração dos Sistemas Agropecuários Familiares com a transição para a agricultura de base ecológica.  

DEMANDAS LOCAIS – “O trabalho irá promover a pesquisa e a extensão sob a ótica do desenvolvimento agroecológico a partir das demandas locais, identificando o nível de transição agroecológica ou o uso de tecnologias sociais que primam pela segurança alimentar e nutricional”, observa a professa Lize de Moraes, que também é engenheira agrônoma e extensionista rural.   

A coordenadora explica que o projeto visa “estimular o aprimoramento da produção diversificada e o escalonamento produtivo, além de incentivar a comercialização dos produtos de base ecológica em feiras livres e vias políticas e públicas de fomento da agricultura familiar”. Ela lembra que o programa permitirá “o contato direto dos estudantes com as famílias rurais promoverá uma aproximação mais profunda dos problemas existentes nas áreas agrícolas”.  Assim, “os acadêmicos serão sensibilizados para atuar junto às famílias rurais no desenvolvimento sustentável das ações de campo, durante e após a graduação”.

Serviço:

Projeto de extensão “Agroecologia: integração de Sistemas Agropecuários Familiares”

Contato: Departamento de Ciências Agrárias – Campus Janaúba

Telefones:  (38) 3821-2756  – (38) 3821 1378

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia