Evento visa fortalecer a pós-graduação e o desenvolvimento social

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) sediará o XIII Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER), que será promovido no período de 12 a 16 de agosto de 2024. O prazo para a submissão de trabalhos e resumos expandidos para os grupos de trabalho durante o evento termina nesta terça-feira (18/06). Os trabalhos devem ser enviados por meio de cadastramento no site oficial do evento, no link www.even3.com.br/xiiiconinter. A programação pode ser acessada pelo Instagram @xiiiconinter.

O XIII CONINTER, cujo tema neste ano é “Desenvolvimentos, mitos, ideias e projetos para um mundo em conflito”, surge como uma resposta necessária ao complexo contexto social contemporâneo. Por meio deste evento, busca-se reunir acadêmicos, pesquisadores, profissionais e agentes de mudança de diversas áreas do conhecimento e atuação, vinculados ou não ao campo interdisciplinar, com o intuito de compartilhar experiências, insights e propostas que possam contribuir para a construção de um mundo socialmente justo, diverso e democrático.

O evento é realizado anualmente pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (ANINTER-SH) e, neste ano, com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Unimontes, que possui um histórico de parceria com o congresso.

O Coordenador do XIII CONINTER, professor Elton Dias Xavier, da Unimontes, destaca a importância da realização do evento na cidade de Montes Claros: “O PPGDS Unimontes é um dos responsáveis pela fundação da Aninter. E neste ano, o evento representa uma oportunidade inestimável para celebrar os 20 anos de trajetória acadêmica do programa.”

Ao reunir pesquisadores, acadêmicos e profissionais de diversas áreas do conhecimento numa dimensão interdisciplinar, o congresso promove um espaço de diálogo e intercâmbio de ideias que enriquece a produção científica e fomenta novas abordagens para os desafios do mundo contemporâneo. A participação de cada Programa de Pós-Graduação da área interdisciplinar no XIII CONINTER fortalece a rede de colaboração entre instituições e, no nosso caso, consolida a posição do PPGDS Unimontes como um núcleo de excelência em pesquisas voltadas para o desenvolvimento social.

O coordenador ressalta que “o XIII CONINTER destaca-se como um marco comemorativo, que permite ao PPGDS Unimontes refletir sobre conquistas e desafios ao longo das duas últimas décadas. O evento oferece uma plataforma para apresentar os resultados de pesquisas significativas realizadas por seus membros e discutir o impacto dessas contribuições na nossa sociedade.”

O Congresso contempla a submissão de resumos expandidos e trabalhos completos, com mais de 30 grupos de trabalho temáticos, mesas-redondas, oficinas e conferências com pesquisadores de relevância para as discussões.

Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial
Livros produzidos pelo Grupo de Pesquisa Gênero e Violência – GPEG/Unimontes