Iniciativa reuniu acadêmicos, professores, magistrados e autoridades em sessão híbrida

Na manhã desta quarta-feira (11/06), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) sediou, pela primeira vez, uma sessão da 17ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), como parte do projeto “Conhecendo o Judiciário”. A atividade ocorreu no Salão dos Conselhos (prédio da Reitoria), no campus sede da universidade, e foi realizada em formato híbrido, com participação presencial e virtual de desembargadores e advogados.

Foto: Neto Macedo/Ascom

Ao todo, foram julgados 42 processos em duas sessões, uma virtual e outra por videoconferência, reforçando o caráter dinâmico e prático da iniciativa. A ação é resultado de uma parceria entre a Liga Acadêmica de Direito Civil e Atualidades (LADICA), vinculada ao curso de Direito da Unimontes, e o TJMG. A sessão foi presidida pelo desembargador Laílson Braga Baeta Neves, presidente da 17ª Câmara Cível, que conduziu os julgamentos presencialmente em Montes Claros. Os demais membros da Câmara – os desembargadores Evandro Lopes da Costa Teixeira, Aparecida Grossi, Roberto Vasconcellos e Amauri Pinto Ferreira – participaram de forma remota, direto de Belo Horizonte.

A solenidade de abertura dos trabalhos contou com as presenças do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, e do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha. Também participaram do evento o pró-reitor adjunto de Extensão, professor Marcelo Brito; o procurador-chefe da Unimontes, professor Henderson Geraldo Teixeira Ogando; o coordenador da LADICA (professor Leonardo Linhares Drummond Machado); os coordenadores da Liga Acadêmica de Direito e Processo Civil (LADIPRO), os professores Vitor Luis de Almeida (que é juiz de direito do 3º Juizado Especial da Fazenda Pública Criminal e Cível) e Eluiz Antônio Ribeiro Mendes e Bispo (também chefe do Departamento de Direito Público Adjetivo); e o assessor jurídico da Reitoria, professor Sebastião José Vieira Filho, além de acadêmicos e convidados.

O reitor da Unimontes, professor Wagner Santiago, destacou o compromisso institucional com a formação crítica e cidadã dos estudantes, ao comentar a realização da sessão do Tribunal de Justiça no campus sede. “É uma honra para a Unimontes sediar, pela primeira vez, uma sessão real do Tribunal de Justiça. Esta é uma ação concreta que valoriza o conhecimento jurídico, aproxima nossos alunos das estruturas reais de poder e justiça e reforça o papel da universidade pública como espaço de aprendizagem, de cidadania e de aproximação entre as instituições públicas e a sociedade.”

Durante a abertura dos trabalhos, o desembargador Laílson Braga Baete Neves destacou a importância de proporcionar aos estudantes uma vivência real do funcionamento do Judiciário. “Aqui vocês vão ver uma sessão real, de verdade, como ela se dá na prática. A intenção é mostrar a dinâmica de um julgamento, com os trâmites e estratégias utilizados para garantir celeridade e justiça nos processos”, explicou.

O projeto “Conhecendo o Judiciário” busca promover cidadania e acesso à justiça por meio da aproximação entre os tribunais e a sociedade civil. A sessão híbrida contou ainda com a exibição de vídeos institucionais e uma apresentação sobre o funcionamento das câmaras cíveis do TJMG, conduzida pelo oficial judiciário Mateus Lenoir, multiplicador do projeto.A Liga Acadêmica de Direito Civil e Atualidades (LADICA), responsável pela articulação local do evento, é uma organização estudantil sem fins lucrativos que tem como missão complementar a formação acadêmica na área do Direito Civil, com enfoque em temas contemporâneos e experiências práticas. A realização da sessão na universidade foi considerada um marco para a LADICA e para o curso de Direito da Unimontes.

A sessão híbrida marcou um momento histórico para a Unimontes e reforçou os laços institucionais entre a academia e o Judiciário mineiro, em uma iniciativa que deverá se repetir em outras oportunidades.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Museu da Unimontes abre a exposição “Entre a Vida e a Morte: uma jornada fotográfica” – de 31 de outubro a 23 de novembro