O campus-sede sediará a partir desta quinta-feira (16), dois eventos de expressão na área da Música: o VII Encontro Regional Sudeste da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e o I Fórum Mineiro de Educação Musical. A promoção é da ABEM em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros e o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez (CELF). A abertura oficial dos dois eventos, que têm como tema único “A Educação Musical no Brasil no Século XXI”, acontecerá às 19 horas, no auditório do prédio 6.

Além de conferências, fóruns de debates e minicursos, a programação que se estenderá até o dia 18 contará com a apresentação de 70 trabalhos científicos, na forma de pôsteres e comunicação oral, elaborados por professores, acadêmicos e pesquisadores de Minas Gerais, Acre, Bahia, Rio Grande do Norte, Maranhão, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, dentre outros estados. O público estimado para os três dias de evento é de 350 a 400 pessoas. Haverá, ainda, lançamentos de livros e CDs e apresentações musicais.

Coordenador geral do evento, o professor Marcos Neves enaltece as quase duas décadas de existência da ABEM e a iniciativa em promover mais um encontro de sua Regional Sudeste. “A partir da consolidação da Unimontes na área científica, assim como no ensino, é um privilégio para Montes Claros sediar este evento, principalmente pela tradição que ele possui”, disse.

O EVENTO

Tanto o VII Encontro Regional da ABEM/Sudeste como I Fórum Mineiro de Educação Musical têm como objetivo fomentar o debate, o intercâmbio e a elaboração de estratégias múltiplas que favoreçam a produção científica, a formação profissional, ações sociais e a participação de profissionais e estudantes na concepção de políticas públicas relativas à área.

No primeiro dia, haverá atividades somente à noite. Nos dias 17 e 18, a programação será em horário integral, com fóruns (8 às 9h30), apresentações musicais (9h30 às 10 horas) e apresentação de trabalhos científicos (11 às 12 horas). À tarde, minicursos (14 às 16 horas), sessão de comunicações (17 horas). À noite, apresentações musicais e fóruns. Detalhes no site do evento pelo link: http://is.gd/zLXQZY.