Evento foi iniciado com trabalho de campo em comunidade quilombola

Discutir e fomentar a educação e a conscientização contra o racismo, promovendo a inclusão dos povos indígenas e quilombolas. Esta é a principal proposta do 3º Encontro Nacional de Educação Antirracista na Educação em Geografia: Governança e Empoderamento dos povos Afro-Indígenas, promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Uninontes). O evento começou nesta segunda-feira (10/06) e vai até quarta-feira (12/06).

As atividades foram iniciadas na manhã desta segunda-feira, com trabalho de campo na comunidade quilombola de Brejo dos Crioulos, no município de São João da Ponte, sendo realizadas oficinas, roda de conversa e troca de experiência.

O 1º Encontro Nacional de Antirracismo na Educação em Geografia foi realizado em 2020, na sede da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Em 2021, aconteceu a segunda edição do evento, na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém (PA).

O 3º Encontro Nacional de Educação Antirracista na Educação em Geografia é organizado pela Unimontes por intermédio do projeto “Ensino de Geografia e Geografia: Diálogos com gos com as Territorialidades da Educação Popular e Antirracista”. O projeto de ensino integra o Núcleo de Estudos, Pesquisa, Ensino e Extensão – Geografia e Educação Popular – NEPEX/GEOPOP, do Departamento de Geociências da Unimontes. 

As atividades são coordenadas pelas professoras Márcia Versiane Gusmão Fagundes e Iara Maria Soares Costa da Silveira, do Departamento de Geociências. Nesta segunda-feira, juntamente com acadêmicos do curso de Geografia, elas acompanharam o trabalho de campo na comunidade de Brejo dos Crioulos, que contou com a participação de cerca de 100 professores dos municípios de São João da Ponte, Varzelândia e de Verdelândia. A iniciativa contou com o apoio da reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros e da Prefeitura de São João da Ponte.

Foto: Iara Silveira/divulgação

Nesta terça-feira (11/06), a programação do encontro terá continuidade, às 8 horas, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), prédio 2 do campus-sede, com o debate sobre “Espiritualidade, Ancestralidade e Natureza do Sagrado Afro-Brasileiro”. O tema será abordado pelo professor Antônio Alvimar Souza, da Unimontes.

Às 10 horas, haverá a discussão sobre o tema “O Sistema Judiciário: atravessamentos e impasses no acolhimento a população afro-brasileira no Norte de Minas Gerais”. A mediadora será a professora Adriany de Ávila Sampaio (UFU). Os palestrantes serão a promotora Lais de Castro Alves Couto, da Comarca de São Joao da Ponte, a professora e psicóloga Leila Lúcia Gusmao Abreu e a representante da Comissão da Pastoral da Terra (CPT Nacional), Etelvina Moreira de Arruda.

Das 14 às 16 horas, estará em debate o tema “As diversidades territoriais e educativas da Geografia afro-indígena: saberes e fazeres”.  A discussão será feita pelos professores Cássio Alexandre da Silva e Heiberle Hirsgberg Horácio (Unimontes), tendo como mediadora a professora Iara Maria Soares Costa da Silveira.

Abertura oficial

Nesta terça-feira, às 19 horas, no auditório do CCH, acontecerá a palestra da abertura oficial do 3º Encontro Nacional de Educação Antirracista na Educação em Geografia: Governança e Empoderamento dos povos Afro-Indígenas”. A palestra terá como “Quilombos do Brasil” e será proferida pelo professor Rafael Sânzio Araújo dos Anjos, pesquisador associado do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) e docente da Universidade de Brasília (UnB). A mediadora será a professora Irene Izilda da Silva, mestre em Linguística Aplicada.

Na quarta-feira (12/06), ao longo do dia, haverá várias oficinas. Á noite, das 19 às 22 horas, a programação será desenvolvida no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM). Haverá apresentações culturais com o Grupo Famigê, Mulheres da comunidade de Brejo dos Crioulos e grupo de catopês, seguida de roda de conversa – “A cultural afro-indígena no contexto norte Mineiro”.

Relacionadas

Projeto “Recicla A Unimontes” completa um ano promovendo sustentabilidade no campus
Museu Regional do Norte de Minas celebra 100 mil visitantes e 10 anos de história
Unimontes lança edital de novo vestibular para candidatos 60+
Com obras abstratas e figurativas, exposição “Cores Vivas” segue aberta até 06 de junho no Museu da Unimontes
Prefeito de Montes Claros anuncia repasse de recursos para as obras do Teatro da Unimontes
Museu da Unimontes apresenta a exposição “Bernardo Magalhães – Fotografias”