Evento foi iniciado com trabalho de campo em comunidade quilombola

Discutir e fomentar a educação e a conscientização contra o racismo, promovendo a inclusão dos povos indígenas e quilombolas. Esta é a principal proposta do 3º Encontro Nacional de Educação Antirracista na Educação em Geografia: Governança e Empoderamento dos povos Afro-Indígenas, promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Uninontes). O evento começou nesta segunda-feira (10/06) e vai até quarta-feira (12/06).

As atividades foram iniciadas na manhã desta segunda-feira, com trabalho de campo na comunidade quilombola de Brejo dos Crioulos, no município de São João da Ponte, sendo realizadas oficinas, roda de conversa e troca de experiência.

O 1º Encontro Nacional de Antirracismo na Educação em Geografia foi realizado em 2020, na sede da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Em 2021, aconteceu a segunda edição do evento, na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém (PA).

O 3º Encontro Nacional de Educação Antirracista na Educação em Geografia é organizado pela Unimontes por intermédio do projeto “Ensino de Geografia e Geografia: Diálogos com gos com as Territorialidades da Educação Popular e Antirracista”. O projeto de ensino integra o Núcleo de Estudos, Pesquisa, Ensino e Extensão – Geografia e Educação Popular – NEPEX/GEOPOP, do Departamento de Geociências da Unimontes.

As atividades são coordenadas pelas professoras Márcia Versiane Gusmão Fagundes e Iara Maria Soares Costa da Silveira, do Departamento de Geociências. Nesta segunda-feira, juntamente com acadêmicos do curso de Geografia, elas acompanharam o trabalho de campo na comunidade de Brejo dos Crioulos, que contou com a participação de cerca de 100 professores dos municípios de São João da Ponte, Varzelândia e de Verdelândia. A iniciativa contou com o apoio da reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros e da Prefeitura de São João da Ponte.

Foto: Iara Silveira/divulgação

Nesta terça-feira (11/06), a programação do encontro terá continuidade, às 8 horas, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), prédio 2 do campus-sede, com o debate sobre “Espiritualidade, Ancestralidade e Natureza do Sagrado Afro-Brasileiro”. O tema será abordado pelo professor Antônio Alvimar Souza, da Unimontes.

Às 10 horas, haverá a discussão sobre o tema “O Sistema Judiciário: atravessamentos e impasses no acolhimento a população afro-brasileira no Norte de Minas Gerais”. A mediadora será a professora Adriany de Ávila Sampaio (UFU). Os palestrantes serão a promotora Lais de Castro Alves Couto, da Comarca de São Joao da Ponte, a professora e psicóloga Leila Lúcia Gusmao Abreu e a representante da Comissão da Pastoral da Terra (CPT Nacional), Etelvina Moreira de Arruda.

Das 14 às 16 horas, estará em debate o tema “As diversidades territoriais e educativas da Geografia afro-indígena: saberes e fazeres”.  A discussão será feita pelos professores Cássio Alexandre da Silva e Heiberle Hirsgberg Horácio (Unimontes), tendo como mediadora a professora Iara Maria Soares Costa da Silveira.

Abertura oficial

Nesta terça-feira, às 19 horas, no auditório do CCH, acontecerá a palestra da abertura oficial do 3º Encontro Nacional de Educação Antirracista na Educação em Geografia: Governança e Empoderamento dos povos Afro-Indígenas”. A palestra terá como “Quilombos do Brasil” e será proferida pelo professor Rafael Sânzio Araújo dos Anjos, pesquisador associado do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) e docente da Universidade de Brasília (UnB). A mediadora será a professora Irene Izilda da Silva, mestre em Linguística Aplicada.

Na quarta-feira (12/06), ao longo do dia, haverá várias oficinas. Á noite, das 19 às 22 horas, a programação será desenvolvida no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM). Haverá apresentações culturais com o Grupo Famigê, Mulheres da comunidade de Brejo dos Crioulos e grupo de catopês, seguida de roda de conversa – “A cultural afro-indígena no contexto norte Mineiro”.

Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial