Através do Programa de Articulações de Ações (PAR), coordenado pelo governo federal, a Universidade Estadual de Montes Claros é uma das instituições participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Através da iniciativa, serão desenvolvidas ações inéditas de formação de alfabetizadores em escolas municipais de 117 municípios das regiões Norte e Noroeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

A meta é de formar professores alfabetizadores da rede pública municipal para os três primeiros anos de escolaridade, de forma que toda criança matriculada em escolas públicas seja alfabetizada em língua portuguesa e em matemática até os 8 anos de idade (até o final terceiro ano do ensino fundamental).

SELEÇÃO

No âmbito da Unimontes, o departamento de Métodos e Técnicas Educacionais será responsável pelas ações do PNAIC. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (28/12) para o processo seletivo de Supervisor e de Professores Formadores. São oferecidas sete vagas para professor formador e uma para supervisor.

Os interessados devem comparecer à sala 70, do prédio 2, do campus-sede, no horário de 13 às 18 horas. No ato de inscrição, o candidato deve entregar um envelope lacrado com cópia do currículo cadastrado na plataforma Lattes, cópias da Carteira de Identidade, CPF, diploma de graduação, título de eleitor, comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral e comprovação dos títulos do anexo III do Edital do processo seletivo.

O processo seletivo para as duas funções contará da avaliação de currículo e títulos dos candidatos.

ACESSE O EDITAL

Segundo a coordenadora adjunta da Formação Continuada de Professores Alfabetizadores do PNAIC/Unimontes, professora Francely Aparecida dos Santos, também pró-reitora adjunta de Ensino, os candidatos classificados não terão vínculo jurídico com a Unimontes ou com o Ministério da Educação: sua vinculação se dará como bolsista de estudo e pesquisa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FDNE).

O resultado final da seleção será divulgado até o dia 3 de janeiro de 2013 no quadro de avisos do departamento de Métodos e Técnicas Educacionais e no portal eletrônico da Unimontes.