O fortalecimento dos programas de pós-graduação Stricto sensu da Unimontes passa pela discussão interna de exercícios e estratégias curriculares, como forma de minimizar os desafios e cumprir os requisitos das avaliações periódicas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação.
Neste sentido, representantes dos 18 programas de mestrado e de doutorado da Universidade estão reunidos desde a manhã desta segunda-feira (10/2) para um intercâmbio de experiências e capacitação com foco no planejamento estratégico e nas melhorias dos Programas de Pós-Graduação da Unimontes.
Os trabalhos prosseguem até esta quarta-feira, no auditório da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior (Fadenor, prédio 7, campus-sede).
“A meta para estes três dias é capacitar os programas para a realização do planejamento estratégico, que será exigência da CAPES, e definir ações da Unimontes que possam impactar positivamente na qualidade dos programas”, explica o pró-reitor de Pós-Graduação, professor André Luís Sena Guimarães, que esteve acompanhado pelo pró-reitor adjunto, professor Carlos Alexandre de Bortolo.
As atividades contam com a colaboração do mestrado profissional em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE), com orientação do professor doutor Felipe Fróes, e da direção técnica da Fadenor, coordenada pelo professor doutor Roney Versiane Sindeaux.
Na oportunidade, o professor Felipe Fróes fez uma abordagem sobre a “Análise SWOT”, com destaque para a compreensão de pontos como “forças, oportunidades, fraquezas e ameaças em cada programa”, como forma de definir as diretrizes do Planejamento Estratégico Situacional/2020.
“A adesão foi altíssima e mostra o comprometimento dos programas de pós-graduação com a melhoria contínua de qualidade”, completa o pró-reitor adjunto Carlos Alexandre de Bortolo.