De acordo com portaria do reitor, Comitê Gestor vai definir protocolo da retomada das atividades presenciais na instituição a partir de 4 outubro
A gestão superior da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio de portaria, autorizou o retorno gradual das atividades acadêmicas e administrativas presenciais para todos os professores, acadêmicos e servidores no campus-sede da instituição, a partir de 4 de outubro. A portaria, assinada pelo reitor Antonio Alvimar Souza, foi publicada pela Universidade na tarde dessa quarta-feira (22/09).
De acordo com a portaria, fica autorizado “o retorno gradual e seguro das atividades administrativas e acadêmicas, na forma presencial, no âmbito das unidades da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, Montes Claros, a partir do dia 04 de outubro de 2021, enquanto durar o estado de calamidade pública em todo o território do Estado”.
A publicação estabelece que, no retorno gradual das atividades presenciais na universidade, deverão ser observados todos protocolos de segurança e preventivos contra a transmissão do Novo Coronavírus (COVID-19). Os protocolos foram elaborados por comissão especial, instituída por resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex), de 23 de junho de 2020.
Por meio da portaria, a gestão superior autoriza o retorno gradual das atividades presenciais. Porém, competirá ao Comitê Gestor da Unversidade, responsável pelas questões relativas à COVID-19 , estabelecer os procedimentos para o cumprimento dos protocolos, bem como as fases de retomada das ações presenciais na instituição. O Comitê deverá apresentar até o dia 29 de setembro o planejamento do início da atividades presenciais.
“Caberá ao Comitê Gestor a implantação, monitoramento e controle da execução do protocolo de retorno das atividades presenciais, bem como a indicação à Reitoria, até o dia 29 de setembro, da fase a ser considerada para o início das atividades administrativas e acadêmicas, na forma presencial, ainda que em momentos distintos”, define a portaria publicada pela Unimontes.
Serão mantidos os protocolos de segurança sanitária, como uso de máscaras e distanciamento social de ao menos um metro, higienização das mãos e atividades que possam provocar aglomerações.
Desde março do ano passado, as atividades acontecem de forma remota, em função da pandemia do Novo Coronavírus. O reitor Antonio Alvimar Souza argumenta que o retorno das atividades presenciais se justifica pela necessidade de retomar o ambiente acadêmico saudável de convivência e também por promover a interação entre as pessoas.
“Tivemos o afastamento de muitos dos nossos alunos. Isso interferiu na formação daqueles que necessitam de apoio e que vêem na Universidade um meio importante para a formação acadêmica”.