Em destaque: começo de atividades letivas para pessoas com 60 anos ou mais
Nesta quarta-feira (31/07), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) retoma as aulas dos seus cursos para o segundo semestre de 2024. Um dos destaques da volta às aulas na Unimontes é o início das atividades para os 59 candidatos com 60 anos ou mais aprovados para o preenchimento de vagas remanescentes em 28 cursos de graduação ministrados no campus-sede e nos campi de Brasília de Minas, Janaúba e Pirapora.
Também iniciam as aulas os “calouros” aprovados no vestibular próprio (1.224 vagas oferecidas para o segundo semestre de 2024) e no Sistema ENEM/SISU (245 vagas oferecidas).
Na manhã de terça-feira (30/07), a gestão superior da universidade promoveu uma reunião de planejamento da acolhida dos calouros e veteranos no segundo semestre. O encontro, realizado no auditório do prédio do Centro de Ciências Humanas (CCH), prédio 2 do campus-sede, foi coordenado pelo vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, representando o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago.
“Os jovens que chegam à Universidade hoje não são nem piores nem melhores do que nós, mas são diferentes. Eles chegam dentro da perspectiva do mundo digital e diferentes relações humanas. Por meio de uma grande escuta, estamos promovendo algumas modificações que acredito serem importantes neste momento de mudanças”, afirmou o vice-reitor.
Ele ressaltou que a importância da acolhida aos alunos 60+ e a todos os demais estudantes. “É na perspectiva do diálogo que construímos uma universidade inclusiva, com cursos e processos de ensino e aprendizagem mais eficazes”, completou.
A reunião contou ainda com as presenças dos pró-reitores de Ensino (professora Ivana Ferrante Rebello), Extensão (professor Rogério Othon Teixeira Alves), e de Pós-Graduação (professor Marlon Cristian Toledo Pereira), além dos pró-reitores adjuntos de Ensino (professora Helena Murta Moraes Souto), Pesquisa (professora Beatriz Rezende Marinho da Silveira), Extensão (professor Marcelo Brito) e de Pós-Graduação (professor Daniel Coelho de Oliveira), além de diretores de centros, coordenadores de cursos, chefes de departamentos, professores e servidores técnico-administrativos.
Na oportunidade, a psicóloga Ângela Santiago Pinheiro proferiu uma fala sobre acolhimento aos alunos e autismo. A pró-reitora Ivana Ferrante Rebello abordou normas de graduação e outros temas relativos ao funcionamento da instituição. A coordenadora de Graduação (Ensino), professora Sandra Ramos, fez uma explanação sobre projetos pedagógicos dos cursos de graduação. A pesquisadora institucional Cláudia Aparecida Machado abordou as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) dos cursos de licenciatura