Em destaque: começo de atividades letivas para pessoas com 60 anos ou mais

Nesta quarta-feira (31/07), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) retoma as aulas dos seus cursos para o segundo semestre de 2024. Um dos destaques da volta às aulas na Unimontes é o início das atividades para os 59 candidatos com 60 anos ou mais aprovados para o preenchimento de vagas remanescentes em 28 cursos de graduação ministrados no campus-sede e nos campi de Brasília de Minas, Janaúba e Pirapora.

Também iniciam as aulas os “calouros” aprovados no vestibular próprio (1.224 vagas oferecidas para o segundo semestre de 2024) e no Sistema ENEM/SISU (245 vagas oferecidas).

Na manhã de terça-feira (30/07), a gestão superior da universidade promoveu uma reunião de planejamento da acolhida dos calouros e veteranos no segundo semestre. O encontro, realizado no auditório do prédio do Centro de Ciências Humanas (CCH), prédio 2 do campus-sede, foi coordenado pelo vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, representando o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago.

“Os jovens que chegam à Universidade hoje não são nem piores nem melhores do que nós, mas são diferentes. Eles chegam dentro da perspectiva do mundo digital e diferentes  relações humanas. Por meio de uma grande escuta, estamos promovendo algumas modificações que acredito serem importantes neste momento de mudanças”, afirmou o vice-reitor.

Ele ressaltou que a importância da acolhida aos alunos 60+ e a todos os demais estudantes. “É na perspectiva do diálogo que construímos uma universidade inclusiva, com cursos e processos de ensino e aprendizagem mais eficazes”, completou.

A reunião contou ainda com as presenças dos pró-reitores de Ensino (professora Ivana Ferrante Rebello), Extensão (professor Rogério Othon Teixeira Alves), e de Pós-Graduação (professor Marlon Cristian Toledo Pereira), além dos pró-reitores adjuntos de Ensino (professora Helena Murta Moraes Souto), Pesquisa (professora Beatriz Rezende Marinho da Silveira), Extensão (professor Marcelo Brito) e de Pós-Graduação (professor Daniel Coelho de Oliveira), além de diretores de centros, coordenadores de cursos, chefes de departamentos, professores e servidores técnico-administrativos.

Na oportunidade, a psicóloga Ângela Santiago Pinheiro proferiu uma fala sobre acolhimento aos alunos e autismo. A pró-reitora Ivana Ferrante Rebello abordou normas de graduação e outros temas relativos ao funcionamento da instituição. A coordenadora de Graduação (Ensino), professora Sandra Ramos, fez uma explanação sobre projetos pedagógicos dos cursos de graduação. A pesquisadora institucional Cláudia Aparecida Machado abordou as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) dos cursos de licenciatura

Relacionadas

ALMG debate PEC que garante repasse direto de verbas do Tesouro Estadual ao Hospital Universitário da Unimontes
Professora da Unimontes é conferencista convidada de Seminário online da Espanha – Inscrições abertas
Louvor nos Montes promove integração entre ciência, arte e religiosidade na Unimontes – confira a programação
PRPGF e HUCF promovem 2ª etapa de treinamento para otimizar processos de contratação na Unimontes
Antiga reivindicação dos alunos atendida: Unimontes vai inaugurar restaurante universitário do campus de Janaúba na próxima segunda-feira
Dia do Médico: Unimontes comemora meio século da formatura de sua segunda turma de Medicina – instituição já graduou 2.401 profissionais da área