A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) será representada por servidores e egressos na entrega de uma das principais honrarias do estado, a Medalha Santos Dumont. Criada em 1956, a honraria será concedida em solenidade marcada para o dia 18 de novembro, na cidade de Santos Dumont, localizada na Zona da Mata Mineira, terra natal do “Pai da Aviação”.
A proposição dos nomes é feita pelo Conselho Permanente da Medalha, composto por 22 membros, incluindo o reitor da universidade, Wagner de Paulo Santiago. Diversas personalidades e instituições do estado, inclusive de Montes Claros, foram selecionadas para receber a honraria. O governador em exercício, Professor Mateus, assinou ontem o ato de concessão, publicado hoje no diário oficial do estado. Quatro dos homenageados foram indicados pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago.
“A Unimontes se orgulha por fazer parte deste Conselho, que tem a oportunidade de homenagear e reconhecer o esforço, dedicação e empenho dos profissionais, não só do quadro institucional, mas da sociedade civil, que têm como missão servir ao próximo com respeito e competência, contribuindo dessa forma com o seu trabalho para a melhoria de vida da população”, destaca o reitor.
Na lista de agraciados estão: Valter Nunes da Silva, auxiliar administrativo universitário (motorista da Unimontes); Andrey Soares de Oliveira, delegado da Receita Federal do Brasil em Montes Claros, egresso do Curso de Ciências Contábeis; e o jornalista Cácio Xavier Pereira, Diretor de Jornalismo da InterTV MG (Afiliada Globo), egresso do curso de Letras.
Servidor da Unimontes há 41 anos, Valter Nunes da Silva falou sobre a emoção de receber essa comenda. “Fiquei muito emocionado ao receber essa notícia e muito honrado por ser lembrado e reconhecido pelo reitor Wagner de Paulo Santiago. É uma grande felicidade! Todos esses anos me dediquei à instituição com muito carinho. Aqui aprendo todos os dias com meus colegas e tenho a oportunidade de fazer o que eu gosto, além de conhecer muitas pessoas e lugares diferentes do estado de Minas Gerais.”
Além do reconhecimento pessoal feito àqueles que se destacaram em 2024, uma organização voluntária também receberá a homenagem: a Associação Beneficente das Voluntárias Amigas do Hospital Universitário Clemente Faria de Montes Claros (Avahu). A técnica de enfermagem do HU, Maria Luci Araújo Queiroz, que também é voluntária da associação, representará a entidade.
Dentre as iniciativas da entidade filantrópica estão bazares, campanhas de doação de roupas e alimentos, e eventos culturais que ajudam a financiar projetos e melhorias no hospital. São diversas atividades para arrecadação de recursos e realização de ações sociais, visando melhorar a qualidade de vida dos pacientes e da comunidade. A associação também colabora com programas de educação e saúde, oferecendo suporte a famílias de pacientes e promovendo a conscientização sobre a importância da saúde pública.
“A Avahu desempenha um papel fundamental na humanização do atendimento e na melhoria das condições de saúde na região, contribuindo para a formação de uma rede de apoio sólida e engajada na comunidade de Montes Claros”, destacou o reitor Wagner de Paulo Santiago.
Origem da Honraria
A Medalha Santos Dumont foi criada pela Lei 1.493, de 1956, e regulamentada pelo Decreto 5.136 do mesmo ano, com o objetivo de comemorar o primeiro voo de uma aeronave mais pesada que o ar, realizado em 23 de outubro de 1906 por Alberto Santos Dumont. Por isso, ele é considerado o Pai da Aviação e patrono da Aeronáutica Brasileira.
A honraria possui quatro graus: Grande Colar, destinado exclusivamente a chefes de Estado, de governo, de poderes dos estados e capitais e a ministros; e ainda as de Grau Ouro, Prata e Bronze.