A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) reforçou a parceria institucional com a empresa dinamarquesa Novo Nordisk, referência na pesquisa e produção mundial de medicamentos de controle ao diabetes, com sede em Montes Claros. A formalização da cooperação-científica e tecnológica foi protocolada em solenidade nessa terça-feira (15/8), no Salão dos Conselhos, no campus-sede da Universidade. O documento foi assinado pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, e pelo vice-presidente corporativo da Novo Nordisk (Site Montes Claros), Marcelo Zuculin Júnior.

A parceria institucional é, portanto, a manutenção do plano de trabalho desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia – Mestrado Profissional que é oferecido pela Unimontes desde 2012 e, a partir de agora, prossegue até 2019.

“Queremos diminuir as palavras e transformá-las em ações. Só assim, poderemos transformar a nossa realidade regional”, ponderou o vice-presidente da Novo Nordisk, Marcelo Zuculin Júnior, destacando ainda os impactos positivos a partir dos produtos e conhecimento gerados a partir das pesquisas em conjunto com a Unimontes.

RESULTADOS E AVANÇOS DA COOPERAÇÃO

vp zuculin - novo

Durante o encontro, a pesquisadora e professora da Unimontes, Alessandra Rejane Ericsson de Oliveira Xavier, apresentou os resultados dos trabalhos realizados durante o período de vigência da cooperação científica, demonstrando como os recursos foram alocados e contribuíram para o desenvolvimento de produtos e inovação dos processos.

De 2011 a 2016, por exemplo, foram 57 orientações de estudos, que beneficiaram tanto a academia, com a produção e publicação de artigos científicos, bem como proporcionaram à indústria uma mudança nos paradigmas de produção e de recursos humanos.

Para o professor João Canela, os números reforçam a importância da Universidade enquanto propulsora do conhecimento regional. O reitor afirma que a renovação da parceria que é celebrada nesta semana resgata as impressões do impacto gerado pela Unimontes na década de 1960, quando a Universidade impulsionou a região a partir da formação superior.

“O processo de crescimento regional que presenciamos hoje reflete diretamente na formação do nosso corpo docente, hoje com 90% de mestres e doutores. A parceria firmada é um fato histórico para a Universidade, que solidifica a viabilidade da tripla hélice, como modelo para a inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico, nos encorajando a buscar uma nova fase do ensino superior para o Norte de Minas”, projetou o reitor João Canela.

Novo Nordisk

Com sede na Dinamarca, a Novo Nordisk é uma empresa de saúde global com 90 anos de inovação e liderança no tratamento do diabetes. A empresa também tem posições de liderança dentro de cuidados da hemofilia, terapia de hormônio de crescimento e terapia de reposição hormonal.

Novo Nordisk emprega aproximadamente 42.000 funcionários em 77 países e comercializa seus produtos em mais de 165 países