A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) teve, no seu vestibular próprio 2025, candidatos nascidos em 73 cidades mineiras, das quais 65 estão situadas nas regiões da área de abrangência da instituição: Norte e Noroeste do estado e os vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Ainda na lista, 49 municípios estão localizados no Norte de Minas.

Imagem: Prof. Marcos Esdras/Unimontes

Os dados sobre a origem geográfica dos aprovados no vestibular próprio da Unimontes foram divulgados pela Coordenação Técnica de Processos Seletivos (Coteps). Conforme o edital, por meio do vestibular próprio foram oferecidas 2.335 vagas nos cursos de graduação da Universidade, divididas em dois grupos: 1.139 para o primeiro semestre e 1.196 para o segundo semestre de 2025. Ao todo, foram recebidas 25.145 inscrições no processo seletivo, cujas provas foram aplicadas no dia 15 de dezembro passado.

Além dos municípios da sua área de abrangência, a Unimontes teve aprovados em seu vestibular próprio estudantes de oito cidades de outras partes de Minas Gerais, incluindo as regiões Central, Vale do Aço e Triângulo Mineiro. A Universidade também contou com a aprovação de candidatos de mais nove estados e do Distrito Federal.

Imagem: Prof. Marcos Esdras/Unimontes

A presidente da Coteps, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, ressalta que “o fato de a imensa maioria dos aprovados no vestibular próprio da Unimontes ser oriunda das regiões de abrangência da instituição comprova o diferencial da Universidade como propulsora do desenvolvimento regional”.

Cidades mineiras que tiveram candidatos aprovados no Vestibular Próprio da Unimontes 2025

Norte de Minas: Berizal, Bocaiúva, Brasília de Minas, Buritizeiro, Capitão Enéas, Chapada Gaúcha, Claro dos Poções, Cônego Marinho, Coração de Jesus, Espinosa, Francisco Dumont, Francisco Sá, Grão Mogol, Guaraciama, Icaraí de Minas, Itacambira, Jaíba, Janaúba, Januária, Josenópolis, Juvenília, Lassance, Lontra, Luislândia, Manga, Mato Verde, Mirabela, Montalvânia, Monte Azul, Montes Claros, Nova Porteirinha, Novorizonte, Olhos D’Água, Patis, Pai Pedro, Pedras de Maria da Cruz, Pirapora, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rubelita, Salinas, Santo Antônio do Retiro, São Francisco, São João da Lagoa, São João da Ponte, São João do Pacuí, Taiobeiras, Ubaí e Várzea da Palma.

Vale do Jequitinhonha: Almenara, Berilo, Capelinha, Chapada do Norte, Comercinho, Coronel Murta, Divisa Alegre, Itamarandiba, Itinga, Minas Novas, Turmalina e Veredinha.

Vale do Mucuri: Teófilo Otoni.

Noroeste do estado: João Pinheiro, Paracatu e Unaí.

Outras regiões mineiras: Belo Horizonte, Contagem, Corinto, Governador Valadares, Itabira, Timóteo, Sete Lagoas e Uberlândia.

Outros estados: Bahia (6 cidades), São Paulo (3), Paraná (2), Goiás (1), Santa Catarina (1), Maranhão (1), Ceará (1), Mato Grosso (1), Rio de Janeiro (2) e Brasília/DF (1).

Relacionadas

Curso Técnico em Saúde Bucal tem aula inaugural na Escola Técnica do Programa Brasil Profissionalizado em Grão Mogol
Em clima de folia: “Cartrumanice canavalesca” acontece no campus sede da Unimontes nesta sexta-feira (21/02)
É campeão! Egresso da Unimontes tem a maior nota no Exame Nacional de Residências (Enare) em todo país – Ele concorreu com mais de 54 mil candidatos
Professores e alunos da Unimontes prestam homenagem especial à professora Marina Lorenzo Fernandez
“Série Ambulante de Praia” e “Faces da Arte” são destaques no Museu da Unimontes até dia 27
Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos da Unimontes seleciona participantes