Em pauta, o fortalecimento de parceria e o alinhamento de demandas na atuação da Universidade no Norte, Noroeste e Vales

A Universidade Estadual de Montes Claros trabalha em estreita parceria com o Conselho Estadual de Minas Gerais (CEE-MG), na busca pela melhor qualidade dos seus cursos. O assunto foi discutido nesta quinta-feira (10/0), durante visita ao campus-sede da instituição pelo presidente do CEE-MG, professor Felipe Michel Santos Araújo Braga, que esteve acompanhado pela vice-presidente do Conselho, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, docente da Unimontes.

Reunião de trabalho entre a Reitoria, Pró-Reitoria de Ensino e os gestores do Conselho Estadual de Educação
(Fotos: Christiano Jilvan)

O presidente e a vice-presidente do CEE-MG cumpriram uma agenda de trabalho na Universidade, com visita aos prédios do campus e ao sistema de bibliotecas e, em seguida, foram recebidos pela reitora em exercício, professora Ilva Ruas de Abreu, na Reitoria. Participaram dos trabalhos a pró-reitora de Ensino, professora Helena Amália Papa, a pró-reitora-adjunta, professora Andrea Jakubaszko, e a coordenadora de Graduação, professora Andréa Helena Puydinger de Fazio.

Na oportunidade, a professora Ilva Ruas lembrou que a Unimontes mantém uma “parceria histórica” com o Conselho Estadual de Educação, desde o período da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada na Universidade em 1989, pela Constituição Mineira. Destacou, ainda, a satisfação de a Universidade em receber os dirigentes do CEE-MG, como primeira instituição a ser visitada no Norte de Minas pela nova gestão do Conselho com a proposta de estreitar as relações institucionais.

“ALINHAMENTO E EXPANSÃO”

“Dentro das nossas possibilidades, estamos expandindo nossas atividades e nossos cursos”, afirmou a reitora em exercício, que ressaltou o momento de transição que a Universidade vive, em preparação para o início das aulas no sistema presencial, em 14 de março. A professora Ilva Ruas de Abreu fez uma apresentação das ações da Unimontes e chamou atenção para a importância da instituição na formação de profissionais nas regiões onde atua.

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Felipe Michel Braga, agradeceu a receptividade e enfatizou que o seu objetivo é fortalecer a parceria entre o órgão colegiado e as instituições de educação de Minas Gerais em todos os níveis – fundamental, médio, técnico-profissionalizante e superior. O dirigente assegurou que a meta da atual direção do CEE-MG é verificar as necessidades das instituições de ensino e atender as suas demandas do ponto de vista da regulamentação e legislação.

Segundo momento da visita ao campus do CEE-MG contou com a reunião coim os pró-reitores da Unimontes

Por sua vez, a professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães destacou a sua satisfação em fazer parte do Conselho Estadual de Educação e agradeceu a atual gestão da Unimontes pela sua indicação para o órgão colegiado. “No Conselho eu procuro defender uma educação mineira de qualidade e principalmente a defesa dos interesses do Ensino Superior”, declarou.

A pró-reitora Helena Papa também agradeceu aos representantes do CEE-MG pela atenção com a Unimontes e a oportunidade de realizar, durante a visita, uma reunião de trabalho, sendo discutidas questões relacionadas aos cursos da Universidade encaminhadas ao Conselho Estadual de Educação. O encontro contou também com a participação dos pró-reitores de Extensão (professor Paulo Eduardo Gomes de Barros), de Pós-Graduação (professor André Luís Sena Guimarães e Carlos Alexandre de Bortolo/adjunto) e de Pesquisa (professora Clarice Diniz Alvarenga Corsato).

ATUAÇÃO

Presidente Felipe Michel e vice-presidente Jussara Carvalho Guimarães

O CEE/MG responde por uma série de questões no Estado, como o reconhecimento e validação dos cursos superiores, avaliação das instituições, normas do ensino médio, fundamental e superior, além do planejamento e da aplicação das legislações educacionais. Na parte da tarde, a comitiva do Conselho cumpriu uma visita ao Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Unimontes, e se reuniu com os representantes das escolas particulares da região, uma vez que a atuação do órgão também alcança o ensino básico particular.

Relacionadas

Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro