A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu nesta quinta-feira (19/11) a visita do presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), professor Antônio Idilvan de Lima Alencar. Ele proferiu palestra para prefeitos e secretários municipais de educação do Norte de Minas, em encontro sobre o funcionamento do Fundo e os investimentos na educação básica, no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do campus-sede).

Antes do evento, o presidente do FNDE foi recebido pelo reitor João dos Reis Canela, em encontro na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria). Na oportunidade, foram discutidas as ações para garantir o andamento e a conclusão das obras do Programa Brasil Profissionalizado, financiado pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação e que tem a Unimontes como responsável pela implantação de 13 unidades em Minas Gerais, com o apoio do Governo do Estado.

A reunião contou com a participação do pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Roney Versiani Sindeaux, e dos prefeitos de Brasília de Minas (Jair Oliva Junior) e de Joaíma (Donizete Gomes Lemos).

Foram ressaltados dois pontos: a importância do Programa Brasil Profissionalizado e as ações conjuntas para agilizar as obras. Das 13 escolas previstas no Programa em Minas Gerais, sete estão pleno andamento (Lagoa Santa, Bocaiuva, Ibirité, Manga, Brasília de Minas, Pompéu e Unaí). Ao final de outubro, foi celebrado um acordo entre a Unimontes e as Secretarias Estado de Educação (SEE) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), que prevê a liberação de R$ 33 milhões para a retomada dos serviços de seis escolas, até então paralisados: Monte Azul, Janaúba, Espinosa, Grão Mogol, Joaíma e Taiobeiras.

DADOS

Visita FNDEO Programa Brasil Profissionalizado foi iniciado em janeiro de 2010, com a previsão inicial de investimentos da ordem de R$ 96 milhões. A iniciativa também conta com a parceria dos municípios contemplados, que são responsáveis pela doação de terreno, infraestrutura necessária, pavimentação do acesso e redes de água, esgoto e energia elétrica. Cada unidade vai atender 1,2 mil alunos. Os serviços foram interrompidos em seis cidades, tendo em vista o abandono pela empresa vencedora da licitação, em 2013. Houve necessidade de reajuste e de aumento da contrapartida do Governo do Estado de Minas Gerais para a retomada das obras.

O reitor João dos Reis Canela agradeceu a visita ao presidente do FNDE e destacou que a direção e a comunidade acadêmica da Unimontes se sentem envaidecidas com a escolha da Universidade para condução dos trabalhos de implementação das escolas do Brasil Profissionalizado, em parceria com os municípios. “Está sendo providenciada a assinatura do termo aditivo em convênio firmado com o Governo do Estado para a licitação dos serviços das seis escolas do programa que estão paradas. Nosso objetivo é retomar os trabalhos o dentro do mais possível”, acrescentou o reitor.

O Encontro sobre o FNDE, realizado no auditório Mário Ribeiro da Silveira, contou com a participação do deputado federal Reginaldo Lopes, um dos responsáveis pela iniciativa, do secretário de Estado do Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Paulo Guedes. Ao proferir palestra no evento, o professor Antonio Idilvan enalteceu as ações da Universidade Estadual de Montes Claros na melhoria da educação básica nos municípios. Ele destacou que a Unimontes é a única universidade do País a atuar como executora de obras físicas financiadas pelo FNDE, na coordenação da construção das escolas do Brasil Profissionalizado em Minas Gerais.

Na oportunidade, as ações desenvolvidas pelo Governo de Minas Gerais e pela Unimontes para o bom andamento de todas obras das escolas do Brasil Profisssionalizado também foram enaltecidas pelo secretário de Estado do Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas, deputado Paulo Guedes. Ele também destacou a importância da visita do presidente do FNDE  no sentido de ouvir os prefeitos e secretários municipais de educação, visando a busca da melhoria do ensino básico.