Na última terça-feira, 18/04, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu a coordenadora de assistência da saúde da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Vanusa Nascimento para uma das fases da visita técnica realizada pela mesma ao Centro “Mais Vida” de Referência em Assistência ao Idoso (CRASI), no Hospital da Universitário (HU – Unimontes).

Na oportunidade, a coordenadora foi recebida pela pró-reitora de Ensino, Ivana Rebello Ferrante, que manifestou que “a Educação propicia encurtamento de distâncias”, admirada pela aproximação entre uma instituição de ensino do norte do país e a Unimontes. Também estiveram presentes na visita a professora do Departamento de Clínica Médica do HU – Unimontes, Luciana Colares e o coordenador do CRASI, Ely Carlos Pereira. Ela também visitou as dependências da Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, onde foi recebida pela bibliotecária Roseli Aparecida Damaso Messias Garcia.

“Viemos para aprender e colher com a Unimontes. O CRASI é referência nacional no cuidado ao idoso e nós, da FUnATI, somos referência nacional na educação superior para a terceira idade. Temos tudo a contribuir mutuamente”, enfatizou Vanuza.

Futuras parcerias

Na reunião com a pró-reitoria de Ensino, emergiu a possibilidade da criação de um projeto de pesquisa, a ser construído pelas pró-reitorias de Ensino e Extensão da Universidade e o CRASI; e submetido, via Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), destinado à criação de equipe multidisciplinar em educação e saúde para os idosos nas dependências do próprio centro.

“Montes Claros possui cerca de 40.000 idosos e, desses, 20.000 são idosos robustos e autônomos, capazes de viver uma vida com qualidade e dinamismo”, informou a médica do Hospital Universitário – Unimontes.

O vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha recebeu a coordenadora e foi consultado sobre a possibilidade de institucionalizar o projeto. “A Universidade e o Hospital Universitário estão de portas abertas para projetos e parcerias que possam promover a inclusão de todos”, completa o vice-reitor.

O Professor Vice-reitor Dalton Caldeira Rocha e a Professora Pró-reitora de Ensino Ivana Rebello Ferrante recepcionando a equipe do CRASI e a representante da UEA.

A representante da Universidade Estadual do Amazonas ofereceu apoio e, por seu intermédio, será discutida a possibilidade de uma futura ação conjunta entre a UEA e a Unimontes, através das reitorias de ambas as instituições.

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
Unimontes será um dos centros de pesquisa para programa de cuidados cardiovasculares no SUS
Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Unimontes reforça compromisso com biossegurança em laboratórios de pesquisa
Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro