A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu a visita do empresário brasileiro André Quemé, CEO da LATAM CHINA TECH, na última sexta-feira (7). O encontro, conduzido pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, contou com a presença do diretor técnico e institucional da Fadenor, de professores e pró-reitores da instituição para discutir parcerias estratégicas voltadas à inovação, pesquisa e desenvolvimento sustentável.

Foto: Ascom/Unimontes

A visita teve como objetivo estabelecer um diálogo aberto sobre a colaboração entre a Unimontes e a LATAM CHINA TECH, explorando possibilidades de projetos conjuntos focados no desenvolvimento sustentável e tecnológico. Durante a reunião, foi proposto um protocolo de intenções para formalizar parcerias nas áreas de inovação, pesquisa, concessão de bolsas de estudo e ampliação de convênios com os centros da universidade.

A Unimontes, referência em ensino, pesquisa e extensão no Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Centro de Minas Gerais, busca constantemente fortalecer sua atuação por meio de colaborações estratégicas com instituições nacionais e internacionais. Para o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, a parceria com a LATAM CHINA TECH representa um avanço significativo na internacionalização da universidade, ampliando oportunidades para docentes e estudantes em áreas como empreendedorismo social e sustentabilidade.

O encontro contou com a presença do diretor técnico e institucional da Fadenor, professor Roney Versiani Sindeaux e de diversas lideranças acadêmicas da Unimontes, incluindo os professores Felipe Fróes Couto, Coordenador do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação, Sara Gonçalves Antunes de Souza, Coordenadora de Inovação Tecnológica, Igor Veloso Colares Batista, Coordenador da INEMONTES, bem como as professoras do Departamento de Ciências Econômicas Paula Margarida Andrea Cares Bustamante e Sidinéia Maria de Souza, além do pró-reitor de Pós-Graduação, Marlon Cristian Toledo Pereira, da pró-reitora de Pesquisa, Maria das Dores Magalhães Veloso. Também estiveram presentes o professor e economista Marcos Fábio, além de Cristiano Marchi Gimenes e Walter Moreira Abreu, representantes da Sertão Solar.

Foto: Ascom/Unimontes

A LATAM CHINA TECH, sediada em Pequim, tem como missão conectar empresários chineses a empreendedores latino-americanos com projetos inovadores, especialmente voltados ao desenvolvimento sustentável. A expertise de André Quemé em tecnologia e inovação, aliada ao compromisso da Unimontes com a pesquisa e o desenvolvimento regional, abre caminhos para uma cooperação frutífera e transformadora. Quemé, ao longo dos anos, apoiou empresas como Ericsson, PayPal e MSN.com, além de ter contribuído para o desenvolvimento do ecossistema de startups em Pequim e na América Latina. O empresário, durante a visita expressou que ficou impressionado com a estrutura de Montes Claros, destacando o forte potencial da cidade para atrair bons negócios.

Com essa iniciativa, a Unimontes reafirma seu compromisso em estabelecer parcerias que impulsionem a inovação e beneficiem a comunidade acadêmica e a sociedade, consolidando sua posição como uma instituição de ensino superior conectada às demandas globais e comprometida com o desenvolvimento sustentável.

Relacionadas

Resultado do Enade/2023 confirma qualidade do ensino na Unimontes – seis cursos tiveram notas de excelência 
Avanço na carreira docente: Unimontes conquista ampliação de carga horária para 26 professores
Câmara Municipal entrega título de Cidadão Benemérito ao professor Juvenal Caldeira Durães, um dos pioneiros do ensino superior no Norte de Minas
Museu Regional do Norte de Minas recebe visita da embaixadora da Dinamarca
Unimontes marca presença em anúncio da Novo Nordisk – Universidade ministra especialização em parceria com empresa
Unimontes participa do 13º Mutirão de Prevenção do Câncer da Fundação Presente