A importância do cuidado com a conservação de documentos históricos das instituições públicas foi discutida na manhã desta quarta-feira (20/08), na Universidade Estadual de Montes Claros. A Reitoria recebeu a visita técnica de Denis Soares da Silva, diretor interino e coordenador do Núcleo de Gestão de Documentos do Arquivo Público Mineiro, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). Ele cumprirá agenda na cidade até sexta-feira (22/08).

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

O diretor do Arquivo Público Mineiro foi recebido pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, em encontro na Sala dos Conselhos, com a participação dos integrantes da gestão superior da Universidade.

A visita está inserida em acordo de cooperação firmado pela Unimontes, por intermédio da Diretoria de Documentação e Informações (DDI), com o Arquivo Público Mineiro (APM), Secult, Secretaria de Estado de Saúde e outras instituições públicas estaduais, que visa a elaboração do Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade de Documentos da área da saúde do Estado de Minas Gerais. Na Unimontes, o trabalho envolve arquivos documentais do Hospital Universitário Clemente Faria, Policlínica Dr. Hermes de Paula, Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) e cursos da área de saúde, como Medicina, Odontologia, Farmácia e Psicologia.

Ao dar as boas-vindas ao diretor do Arquivo Público Mineiro, o professor Wagner de Paulo Santiago destacou a importância da conservação de documentos públicos, ação desenvolvida pela Unimontes por intermédio da Diretoria de Documentação e Informações. Além da relevância da parceria com o APM e outras instituições, ele ressaltou a necessidade de digitalização dos documentos para facilitar a pesquisa e o acesso às informações de relevância histórica.

O diretor interino e coordenador do Núcleo de Gestão de Documentos do Arquivo Público Mineiro, Denis Soares da Silva, fez uma apresentação do trabalho de conservação documental, coordenado pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos. Ele salientou que a referida comissão tem função preponderante na elaboração dos instrumentos do Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade de Documentos. Lembrou ainda que a guarda e preservação de documentos são previstas em legislação específica, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONAR).

Denis Soares salientou que a conservação de documentos também enfrenta o desafio das novas tecnologias. “Já tivemos algumas mudanças tecnológicas que mostram como estamos suscetíveis à perda de informações”, observou.

Visita ao Arquivo Público da Câmara Municipal e ao HU – Unimontes

Ainda para esta quarta-feira, às 14 horas, foi marcada reunião do diretor interino do Arquivo Público Mineiro, Denis Soares da Silva, com a equipe da DDI, no prédio anexo à Biblioteca Central, no campus-sede.

Nesta quinta-feira, às 8 horas, o diretor do APM visitará o Arquivo Público da Câmara Municipal de Montes Claros. Às 14 horas, ele terá reunião com os gestores e responsáveis pelos arquivos documentais do Hospital Universitário Clemente Faria – HU – Unimontes.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Relacionadas

Acadêmicos de Psicologia da Unimontes participam de roda de conversa sobre direitos humanos
Hospital da Unimontes adere ao Setembro Verde
Nestlê Health Science realiza curso de imunonutrição no Hospital da Unimontes
Projeto “Brincando com as Letras” leva literatura e humanização para o HU-Unimontes
Editora Unimontes entrega 326 exemplares da obra-prima de Hermes de Paula a escolas municipais e estaduais
VI Congresso Brasileiro de Direito Tributário e Financeiro é aberto em Montes Claros com autoridades e especialistas